You Are Reading

1

Apostila de Instrutor

Clube de Desbravadores Safari 24 junho, 2010 , ,

MATERIAIS

APOSTILA PARA INSTRUTORES DE CLASSES

Esta apostila tem como objetivo padronizar a maneira de se passar provas de Especialidades e Classes Progressivas, no sentido de melhorar o aprendizado e desfazer problemas e vícios que por muito vem sendo mantidos e devem ser eliminados.

1) ESPECIALIDADES

Passando a Especialidade

1. As Especialidades devem ser passadas por um Instrutor que conheça o assunto, dê preferência aos que já possuem a Especialidade.

2. Todos os itens do Manual de Especialidade (novo) devem ser passados aos desbravadores, se acrescentar outras informações na instrução (o que é muito bom para o aprendizado) que não estão no manual, não a coloquem na prova.

3. Antes de passar uma Especialidade, o Instrutor deve conferir se as respostas realmente são verdadeiras. Alguns sites trazem respostas incorretas, tome muito cuidado com isso.

Aplicando a Prova

1. A prova deve ser feita em computador ou datilografada, contendo TODAS as questões da Especialidade segundo o Novo Manual de Especialidades.

2. As questões práticas também devem estar descritas e com espaço para a assinatura do instrutor.

3. As respostas devem ser escritas a mão, não sendo permitido respostas digitadas.

4. Os trabalhos devem ser vistos e assinados pelo Instrutor.

5. Provas sem a apresentação de trabalhos não serão aceitas em nenhuma circunstância.

6. A correção da prova deve ser feita rigorosamente com base nas respostas adequadas.

7. As provas valem de 0 a 10 e serão aprovados os que conseguirem aprovação de 100% dos requisitos do manual.

8. No final da apostila é dado um exemplo de uma prova.

Prova com o Regional/Distrital

1. O desbravador deve apresentar a prova e os trabalhos ao Regional ou Distrital.

2. O Regional/Distrital irá pré-avaliar se a prova tem média 8 e se os trabalhos foram feitos, para que se possa avaliar o desbravador. Caso haja algum problema a prova não é realizada.

3. Serão feitas 3 a 5 perguntas. O desbravador poderá erra no máximo 1 pergunta.

4. Mesmo que o desbravador tenha errado uma questão na prova, ela poderá ser perguntada.

5. As provas e trabalhos são carimbados como documentos oficiais, caso ocorra a perda do cartão de especialidade. Eles devem ser guardados pelo desbravador ou clube.

1. Se a prova estiver incompleta (faltando alguns itens do Manual) eles serão todos perguntados. Havendo 2 erros o desbravador é reprovado.

2. Os cartões verdes de especialidades continuam sendo adotados com preferência.

2) CLASSES REGULARES

Amigo a Guia

1. O Instrutor deverá utilizar os Manuais para ensino de Classes disponíveis na Associação (de Amigo a Líder).

2. O desbravador fará TODOS os itens do cartão com o seu instrutor (que não precisa ser líder).

3. Tem o prazo de 1 ano para terminar o cartão.

4. Trará TODOS os trabalhos ao Distrital/Regional e o cartão completamente assinado. Inclusive pelo Diretor do Clube no final do cartão.

5. O Distrital/Regional avalia os trabalhos e faz 2 perguntas do cartão. Se forem corretas, os trabalhos serão assinados e o cartão também. Caso a prova seja com o Distrital, somente o cartão será retido para assinatura do Regional. Os trabalhos terão a assinatura do Distrital.

6. Os cartões podem ser feitos sem cumprir as Avançadas, mas não é aconselhável, pois são pequenos itens que podem ser feitos rapidamente.

7. Para quem fez as Classes Agrupadas (que não dá direito a Avançadas) pode fazer apenas os itens Avançados dos Cartões e o Regional irá assinar e declarar a compra das Avançadas apenas.

Líder e Classes Agrupadas

Somente líderes podem assinar o cartão de Líder e Classes Agrupadas. Caso não encontre nenhum líder no seu Clube, procure o líder mais próximo para poder assinar seu cartão.

Há algumas Unidades de Líder funcionando em algumas igrejas. Informe-se com o seu Distrital qual é a mais próxima de você.

Após ter completado TODOS os itens do cartão e estar com TODOS os trabalhos não mão, marque uma prova com a secretária da região e leve ao regional. Serão feitas algumas perguntas e se for aprovado, o cartão e os trabalhos serão retidos para conferir as assinaturas e trabalhos e encaminhado à Coordenação da APS para aprovação.

Lembre-se de que as perguntas não são apenas do cartão de líder, mas de todas as Classes, mesmo que você esteja fazendo apenas o Cartão de Líder, pressupõe-se que você sabe as outras porque você já as tem.

Caso falte algum item, o cartão não é aprovado e é devolvido. Cartões têm data de validade e podem ser reprovados caso tenham expirado.

Esteja atento aos pré-requisitos: estes devem ser feitos antes de começar o cartão. Se você fez alguma coisa antes de completar um pré-requisito, ela não é válida.

1 comentários:

Unknown disse...

Sera que vcs consegue uma resposta do cartao de guia VI.Estudo da natureza 1.


Ou passa onde ta a resposta?