You Are Reading

0

Fogo de Conselho

Clube de Desbravadores Safari 24 junho, 2010 ,

FOGO DO CONSELHO

O fogo do conselho se constitui em uma agradável cerimônia que seu Clube pode realizar a qualquer momento, veja abaixo como montar um fogo de conselho e viva momentos especiais com seus Desbravadores:

Fogo do conselho:

Um dos momentos mais agradáveis das atividades dos desbravadores e aventureiros é sem dúvida o fogo de conselho. Ele oferece amplas oportunidades para o desenvolvimento das crianças e jovens. Apesar disso, encontramos líderes e membros de diretoria que não usufruem deste momento e alguns fazem uso errado do mesmo.

O fogo do conselho é uma excelente oportunidade que a diretoria tem de igualar suas diferenças e desentendimentos, promover recriação para os desbravadores e aventureiros e um ótimo clima para reflexão.

O Fogo do Conselho:

A reunião à noite, após as horas de atividades e trabalho do dia, ao redor do fogo do conselho, constitui um dos mais encantadores atrativos do acampamento. Como muitos outros, é um hábito tirado dos índios que, ao redor do fogo formavam seus carbetos, onde os velhos chefes, cheios de nobreza, cobertos de cicatrizes ganhas nas grandes lutas da tribo, faziam ouvir os seus conselhos.

Também ao redor do fogo reuniam-se para folgar e dançar, para ouvir histórias das longas viagens de sóis à sóis através das matas, acompanhando o serpear dos rios, e para contar e escutar façanhas realizadas nas guerras e caçadas.

Idêntico é o fogo do conselho dos desbravadores e aventureiros. Ao final de cada dia do acampamento o clube se reúne para avaliar os pontos positivos e negativos, recrear e quando o fogo já está baixinho, quase em brasas, encerramos com um encontro com Deus e então vamos ainda quentinho para nossas barracas.

Objetivos do Fogo do Conselho:

Essa atividade tem como objetivo reunir o clube ou unidade para se divertir, cantar, representar peças teatrais, brincar, aprender e encerrar as atividades do dia com uma reflexão religiosa.

Através do conjunto de atividades realizadas e do ambiente criado, o fogo de conselho cria situações propícias para desenvolver e incentivar no jovem:

*a criatividade e a imaginação;

*a facilidade de expressão;

*a alegria e a sociabilidade;

*as habilidades artísticas;

*a auto confiança;

***a espiritualidade.

O espírito de camaradagem, quer com seus companheiros constantes ou com pessoas novas, dentro desta informalidade do fogo do conselho, resulta numa interação social profícua, fortalecendo a amizade e a fraternidade de desbravador. O clima jovial e alegre, movimentado, interessante e informal, proporciona excelente ocasião para o desenvolvimento da alegria. De fato, na prática é impossível manter-se alheio ao clima do fogo do conselho sob o comando de um dirigente entusiasta.

Tipos de Fogos do Conselho:

O tipo e o tamanho da fogueira depende do fogo de conselho que queremos fazer. Podemos considerar que existem 6 tipos de fogo de conselho:

Fogo do conselho de Seção informal: reúne apenas os membros de uma própria Seção numa atividade íntima, sem uma programação rígida e formal. É um encontro cordial ao redor do fogo;

Fogo do conselho de Seção formal: baseado numa programação pré-estabelecida , reúne apenas os membros da Seção num clima de cordialidade. Admite-se desenrolar sob um tema específico (bom para aventureiros);

Fogo do conselho interseções (de grupos): reúne seções e ramos diferentes, estreitando os laços fraternais do grupo;

Fogo do conselho da família do grupo: Com presença dos pais, reúne juvenis e adultos, possibilitando aos pais conhecerem um pouco o que seus filhos estão aprendendo no clube de desbravadores e aventureiros. Bom para unir pais à filhos revoltados;

Fogo do conselho de grandes atividades: reúne dois ou mais clubes, fortalecendo a fraternidade entre desbravadores e fazendo novas amizades;

Fogo do conselho de relações públicas: apresenta para a comunidade o que fazem os desbravadores. Feito nos acampamentos para os moradores da região.

Fazendo a fogueira e acendendo o fogo:

Com antecedência, o dirigente do fogo de conselho deve preparar tudo: lenha, limpar o local para evitar incêndio, fósforo e isca, terreno. Deve permitir que todos se sentem ao redor do fogo à uma distância que haja espaço para representações e brincadeiras de roda. Antes de empilhar a lenha, remova todo o capim seco e corte blocos de grama para depois recoloca-la. Os blocos devem ter no mínimo 12 cm de espessura, senão a grama morrerá. Molhe os blocos. No final do fogo, guarde as cinzas na lata, molhe bem o solo para resfriar e plante os blocos. É parte do programa guardar um pouco das cinzas em uma lata para no próximo fogo de conselho jogar essas cinzas no mesmo. A melhor disposição ao redor do fogo não é o círculo e sim a ferradura para todos verem o dirigente do fogo e todos participantes. O vento deve levar a fumaça para o lado contrário dos participantes e a fogueira estará na abertura da ferradura. (ver desenho)

É evidente que a fogueira é ponto de destaque para o fogo de conselho, porém, quando não for possível realizar a montagem da fogueira no local ou as condições climáticas não permitirem a realização das atividades externamente, sempre poderemos, com criatividade, usar uma alternativa. Uma lâmpada ou um lampião circundados por pedaços de lenha e papel celofane vermelho ou uma lata com brasas e pouco fogo (fogo pescador), com o mesmo ritual, pode-se transformar num excelente fogo de conselho alternativo. O fogo deve ser aceso de maneira rápida para não provocar impaciência nos presentes, o que quebraria o clima de expectatividade. No fogo de conselho não é hora de praticar habilidades mateiras tipo acender com apenas dois palitos.

IMPORTANTE: O fogo de conselho é um fogo puro, portanto, nele não pode jogar lixo, papel de bala, nem aproveitar seu fogo ou as cinzas após a reunião para cozinhar.

Sugestão para um fogo do conselho:

Prepare todo material com antecedência;

Acenda a fogueira com efeitos;

O dirigente, com muito entusiasmo dá as boas vindas e faz a abertura puxando canções alegres;

Passar para brincadeiras de roda com movimentos (neste momento o fogo está forte);

Quando os desbravadores derem sinal de cansaço, passar para brincadeiras de roda parado. Alternar brincadeiras sentadas e em pé (essa troca deve ser feita antes de cansar para ficar o gostinho de quero mais);

Antes que acabe o gás da galera, colocar todos sentados em roda e passar para as dramatizações teatrais (ao final de cada apresentação, palmas matemáticas);

Agora que o fogo está diminuindo, passar para histórias e estórias e canções;

Minuto do diretor. O fogo está baixo. O diretor fará a avaliação do dia e escala de ronda;

Encerramento espiritual. Já com o fogo quase em brasas, terminar com uma história com boa mensagem, fazer oração e despedir. Todos para as barracas e toque de silêncio.

O dirigente deve obedecer o diminuir da fogueira e não fazer a fogueira diminuir para apurar seu programa.

Para dar um clima de união, convide os desbravadores à se abraçarem para fazer a oração e encerramento.

Um cuidado extremamente importante: Não deve haver histórias moralistas e muito menos criticar ou apresentar aspectos negativos. Deve sempre ser uma mensagem positiva, que faça os desbravadores e aventureiros refletirem e não considerarem-se culpados.

As histórias devem ser curtas e interessantes. Não se diz o título da história, começa-se à contá-la simplesmente.

0 comentários: