You Are Reading

0

Canivete

Clube de Desbravadores Safari 24 junho, 2010 , ,

Canivete_transparente
Por Átila Santos

Como campistas inveterados que somos, sabemos como é importante possuir uma boa lâmina a mão quando necessário.

O Canivete é um instrumento muito útil, para pequenos trabalhos, e fácil de transportar no bolso. É um dos utensílios multi-uso que melhor e mais evoluiu nos últimos anos e compreende o agrupamento de elementos da cutelaria e outros mais ou menos usuais de fácil portabilidade. Existem diversos tipos de canivetes, mas o de mais utilidade é, sem dúvida, o canivete suíço, com seus diversos utensílios.

- Alguém me perguntou, certa vez, qual era a melhor maneira de uma pessoa ser feliz. E eu respondi-lhe: "faça todos os dias uma boa-acção e tenha um canivete que corte bem. Experimentem, rapazes, e verão se é ou não assim...”

Baden-Powell

Hoje em dia esta peça de corte cumpre funções de suma importância em atividades desportivas e profissionais, pois dado ao seu tamanho compacto, segurança, portabilidade e uma diversidade de mecanismos de abertura rápida da lâmina, é empregado por praticantes de esportes radicais, grupos táticos e de resgate, pois a presteza e segurança no seu uso não tem equiparação a ferramenta alguma.

Atualmente o conceito de lâmina retrátil ganhou uma série de inovações que dizem respeito tanto ao mecanismo de abertura da lâmina, quanto a diversidade de funções.

Existem canivetes automáticos, com abertura manual com uma só mão - balisongs, entre outros sistemas menos difundidos, mas extremamente criativos, ou até mesmo o modelo clássico com abertura assistida por ambas as mãos.

Entre os canivetes tradicionais de uma única lâmina existem algumas modalidades que os diferenciam por suas lâminas que são:

canivete-de-pontaCanivete de Ponta – Normalmente utilizado para perfurar, por possuir uma ponta bem afiada a qual permite fazer furos em algum materiais como coco, couro, madeira entre outros. Possui um fio de corte normal, o qual é usado para outras atividades.

canivete-de-cortarCanivete de corte – Esse canivete é largamente utilizado para descascar alimentos e cortalos de maneira prática por possuir um dorso mais largo o qual é apoiado pelo dedão no manuseio.

canivete-de-caçador

Canivete de caçador – Amplamente utilizado por adeptos da caça e pesca por possuir um fio no dorso, o qual permite um corte rápido e facilitado para a limpeza de peixes e outros animais.

canivete-de-esfolar

Canevete de esfolar – Usada normalmente em curtumes e matadouros, é utilizada para a retirada de couro.

canivete-de-gravar

Canivete de gravar – Utilizado para entalhe em madeira por suas formas de fácil manuseio e perfuração na madeira.

canivete-e-tal

Diferente do que as pessoas pensam, o canivete é uma “miniatura” de uma faca, não sendo assim indicada para trabalhos pesados, por isso existem algumas orientações para quem gosta de manter um canivete sempre afiado e em uso.

  • Não cortar madeiras muito duras.
  • Não martelar o dorso.
  • Não usar como saca-rolhas.
  • Não o ter sujo, escaldá-lo para cozinhar.
  • Não o usar como alavanca.
  • Não aquecer a lâmina, pois destempera o aço.

Sobre segurança:

  • Sendo uma arma, não se deve virar para as pessoas quando se usa, mesmo quando está cortando algo e
  • Nunca o transporta-lo aberto

Canivete.conservarSobre a conservação:

  • Limpá-lo com gasolina, untar os eixos com uma gota de óleo mineral;
  • Para afiar a lâmina, usa-se uma pedra de esmeril. Depois de molhada, coloca-se a lâmina inclinada na direcção do fio e move-se sobre a pedra num movimento rotativo. Repetir a operação para o outro lado;
  • Se a temperatura ambiente for muito rigorosa, para evitar que o fio se desfaça, aquecer a lâmina na palma da mão ou pôr o canivete por alguns minutos no bolso e por último,
  • Não o guardar em lugar húmido.

0 comentários: