You Are Reading

0

Khukri, uma faca perfeita

Clube de Desbravadores Safari 24 junho, 2010 ,

khukri_2

Por Átila Santos

A anos venho cultivando uma grande admiração por facas, em especial as usadas em acampamentos (quem nunca sonhou em ter uma faca do Rambo…). Mas quando me deparei com a Khukri, simplismente fiquei fascinado.

A Khukri não é uma faca comum, ela é de origem nepalesa, utilizada pelos exército e polícia Gurkha, um grupo especial de origem hindu-mongol que são simplismente os samurais do Nepal.

A faca Khukri possui um desenho fora do convencional, com o formato derivado da espada grega "kopis", sendo normalmente de grandes dimensões, cerca de 25 a 40 cm de lâmina. A lâmina curvada para dentro, muito robusta e habitualmente forjada a mão.

Na maioria dos exemplares militares, uma sólida empunhadura de densa madeira nativa da Índia ou chifre de búfalo, possuindo também o fio curvo, sendo estes os principais fatores que intensificam a energia aplicada aos golpes com essas facas.

Faca Khukri da Cool Steel

Diferente das outras facas a Khukri original possui um detalhe curioso que vem da época das guerras. Ela possui um corte antes do punho em forma da pata de vaca chamado no Nepal de “Cho”, o qual foi desenhado para que quando o sangue escoresse pela lâmina, ele gotejasse por esse corte, não molhando a mão o portador da faca, assim matendo a empunhadura.

khukri
Atenção para o detalhe do “Cho” característico nas Khukris

karda_chakmak
Exemplares de uma Chakmak e uma Karda.

Além disso normalmente essa faca é acompanhada por outras duas pequenas chamadas Karda e Chakmak, a Karda é usada para esfolar e cortar enquando a Chakmak não possui fio algum, pois ela é usada para afiar a Khukri.

Caso você queira comprar uma boa khukri existem 3 formas, ou comprar a original fabricada no Nepal, por essas duas empresas nepalesas a Khukri House e aNepalese Khukri House que por incrível que pareça tem um preço ótimo em comparação com qualidade e material nacional. A empres nacinal Saico que produz uma versão da Khukri nacional ou comprar uma versão da Cold Steel, que entre as industrializadas é a melhor.

0 comentários: