You Are Reading

0

Informática - Avançado

Clube de Desbravadores Safari 08 abril, 2010 ,

1. Completar a especialidade Informática.

2. Qual a definição dos seguintes termos:

a. Taxa de Bauds (Baud rate)

b. Chave seletora (Dip switch)

c. Banco de dados

d. Processamento de texto

e. Nanosegundo

f. DOS

g. Modem interno

h. Modem externo

i. Periférico

j. Ausência do disco rígido

k. Um "K" de memória

l. Protetor de tela

m. Byte

n. Scanner

o. E-mail

p. Fonte

3. Qual o trabalho dos seguintes profissionais ligados à informática:

a. Operador

b. Digitador

c. Programador

d. Analista de sistemas

e. Consultor

4. Como se pode determinar quando o computador está lendo ou gravando num disquete ou no disco rígido? Que precauções devem ser tomadas enquanto o computador realiza esta tarefa?

5. Qual a diferença entre comunicação serial e paralela?

6. O que significa um computador ser compatível?

7. Que diferença legal há entre programas com as seguintes designações: domínio público, shareware e copyright?

8. Realizar as seguintes tarefas num computador:

a. Limpar a tela do computador sem desligar em DOS.

b. Demonstrar o conteúdo de um disquete na tela de um computador.

c. Preparar um disquete para ser usado num drive apropriado, formatar dando-lhe o nome de "Desbravadores".

d. Repetir o item acima, mas desta vez colocar os arquivos de sistema no disquete automaticamente, no momento em que o estiver formatando.

e. Demonstrar como verificar se há setores danificados num disquete ou no disco rígido.

f. Renomear um arquivo.

g. Copiar todo o conteúdo de um disquete para outro, fazendo uma cópia perfeita do original.

h. Demonstrar que completou o item anterior com sucesso, fazendo com que o computador "compare" os dois disquetes e demonstre que não há diferença entre os mesmos.

i. Demonstrar como copiar um arquivo num disco.

j. Demonstrar como deletar um arquivo de um disco.

9. Pesquisar pelo menos quatro diferentes linguagens de computador (por exemplo, VISUAL BASIC, BASIC, PASCAL, C-C++, etc.) para descobrir por que foram desenvolvidas, e para que tipo de aplicação são utilizadas. Escrever um relatório de 200 palavras sobre suas descobertas, ou apresentar um relatório oral de três minutos.

10. Demonstrar fluência no uso e operação de 3 dos seguintes programas:

a. Processador de texto: Escrever e imprimir cartas para pelo menos cinco pessoas diferentes, usando o mesmo texto, mas personalizando cada uma com o nome do destinatário (que deve aparecer na carta pelo menos 3 vezes). Usar as seguintes funções do programa:

* Justificar pelo lado direito

* Centralizar título

* Mudar margens e tamanho da página

* Mover um parágrafo

* Salvar

b. Programa de banco de dados: Fazer uma lista de pelo menos 15 pessoas, seus endereços, número de telefone, data de nascimento, e idade. Classificar a lista de forma que os nomes apareçam pela ordem alfabética, pela ordem numérica do CEP, por ordem crescente de idade, e por dia de aniversário. Imprimir cada lista.

c. Programa de contabilidade:

* Dar entrada numa fatura e imprimir duplicatas de contas a receber

* Imprimir faturas e cheques de contas a pagar

* Registrar dados e relatórios financeiros no livro de balanço

d. Programa de editoração de texto: Preparar três páginas de texto, com duas colunas cada, e pelo menos quatro gráficos feitos em computador, duas fontes diferentes e título.

e. Programa de planilha: Demonstrar como acrescentar colunas, eliminar colunas, fazer um cálculo em determinada célula, salvar, recarregar e imprimir. Além disso, adicionar as colunas A e B, dividir a soma pela coluna C, e colocar a resposta na coluna D.

f. Programa educacional: Ensinar qualquer aluno da 1ª à 4ª séries a operar satisfatoriamente um programa projetado para sua faixa etária.

11. Visitar o departamento de informática de qualquer empresa, ou convidar alguém que trabalha neste departamento a visitar sua sala de aula, ou clube. Reúna, no mínimo, a seguinte informação:

a. Que tipo de computadores são usados?

b. Em que tipo de aplicações os computadores são usados nesta empresa?

c. Os computadores estão interligados? Como?

d. Como a empresa faz manutenção, mudanças e melhorias (upgrade) em seus hardware e software? Que porcentagem ou valor do orçamento da empresa é alocada para compra e manutenção de computadores?

e. Que procedimentos de segurança (como a cópia de segurança, backup) são utilizados?

f. Que formação é necessária e/ou útil para uma carreira na área de informática?

0 comentários: