You Are Reading

0

Camuflagem

Clube de Desbravadores Safari 06 abril, 2010

Uma das atividades e jogos que existem no Escotismo logo desde os seus primórdios, são os jogos de aproximação e camuflagem. No "Escotismo para Rapazes", BP descreve alguns, e qualquer bom livro de jogos para Escoteiros tem uma mão cheia de jogos deste tipo.

Deixamos aqui algumas dicas para melhorares as tuas técnicas de camuflagem.


Não caminhes em espaços abertos: chama muito a atenção, pois fica-se um «alvo» facílimo de identificar.

Deve-se sempre tentar caminhar pela sombra, pois ficamos menos visíveis.


Para espreitares atrás de uma árvore, deves encostar a cara ao chão, de preferência do lado da árvore que tiver maior vegetação rasteira.

SIM

NÃO


Quando te quiseres esconder atrás de uma rocha e espreitar, nunca olhes por cima da rocha, que ficas chamas muito a atenção. Deves tentar encostar a cabeça ao chão, de um dos lados da rocha.

SIM

NÃO


Camuflagem do Rosto

Para camuflares o rosto de dia, deves pintar as partes mais salientes com pomada própria. Podes usar uma pomada que é normalmente aplicada em maquiagem no teatro. As partes mais salientes são as maçãs do rosto, a testa, o nariz e o queixo. De noite, o rosto deve ser completamente pintado.


Cuidados a Ter

  • NÃO faças movimentos bruscos; move-te sempre lentamente, mesmo que com isso demores mais tempo a aproximares-te do objetivo; os movimentos rápidos chamam muito a atenção de um observador.
  • NÃO caminhes pelos cumes das elevações; caminha nas encostas, de modo a que a tua figura não se deixe recortar no horizonte.
  • NÃO tenhas pressa em avançar no terreno; caminha devagar, olha para onde pões os pés, e vigia sempre a frente, os lados e a retaguarda.
  • NÃO caminhes por onde haja ramos secos caídos no chão que possam fazer ruído debaixo dos teus pés.
  • NÃO te metas em vegetação muito densa; podes precisar de sair rapidamente e os ramos abanarão demasiado com os teus movimentos, chamando a atenção do adversário.

Caminhar sobre Ramos Secos no Chão

Se precisares de caminhar sobre um terreno onde haja muitos ramos secos partidos caídos pelo chão, eis como deves fazer: avanças gatinhando devagar, retirando da tua frente todos os ramos que encontrares.


Deslocamento em Longas Distâncias

Para te deslocares no campo, evita sempre as áreas abertas e grandes espaços. Move-te de árvore em árvores, rochedo em rochedo, calmamente.

Se precisares de atravessar uma clareira, não passes pelo meio! Segue sempre entre as árvores, contornando-a, 2 ou 3 metros afastado da zona aberta.

Mesmo que tenhas de percorrer uma distância maior, procura sempre manter-te fora de vista, escondido por árvores, rochedos ou encostas.

0 comentários: