1. Usar o equipamento de segurança a seguir, e saber porque deve ser usado ao se praticar skate: capacete, cotoveleira, joelheira, botas ou tênis de cano alto, luvas com apoio para o pulso.
Capacete - protege a cabeça contra choques que são frequentes em principiantes e que podem ser fatais, muitas vezes.
Cotoveleira - protege os cotovelos de se ralarem, pois estão muito expostos a escoriações.
Joelheira - protegem os joelhos de escoriações e ferimentos mais graves, como rompimento de tendão ou fraturas.
Botas ou tênis de cano alto - o tênis é utilizado por ser confortável, proteger bem o pé, dar mobilidade e agilidade ao skatista. O tênis de cano alto é utilizado por alguns, assim como a bota (que é menos adequada) porque protege as canelas, parte bem saliente que pode sofrer escoriações com manobras mais ousadas.
Luvas com apoio para o pulso - muitas manobras são realizadas com as mãos, as luvas protegem contra escoriações e contra deslocamento do punho, além de dar boa aderência quando em contato com o chão ou com o shape.
2. Dar o nome de todas as partes de um skate.
Shape - É a parte de madeira, onde o skatista coloca seus pés. Costuma ser coberta completamente por lixas, na parte de cima, que dão maior aderência aos pés e maior precisão para realizar as manobras. A parte da frente do shape (caracterizada pelo movimento para a frente) é chamada de nose e a parte de trás é chamada de tail.
Truck - É o suporte das rodinhas. São dois e ficam presos ao shape, cada um, por quatro parafusos. Para dar maior flexibilidade ao skatista, o parafuso do centro do truck pode ser ajustado, aumentando ou diminuindo a tensão do eixo. Esse exercício prático será realizado no item 3.
Rodinhas - São quatro e ficam presas aos trucks em pares através dos rolamentos. Antigamente se usavam bilhas, mas quebravam facilmente e eram muito barulhentas.
3. Desmontar completamente um skate, depois montá-lo novamente, ajustando as rodas e a tensão correta dos eixos.
4. Realizar oito manobras do skate, demonstrando perícia ao seu instrutor, e fazendo-o em local autorizado. Cinco destas manobras devem ser demonstradas numa rampa.
NOTA - Existe uma infinidade de manobras e a cada ano são inventadas outras. Por isso, é aberto a todos os tipos de manobras este item. As manobras e partes do skate são descritas em inglês. Para ajudar, colocaremos os significados de algumas palavras relacionadas ao skate e suas manobras, lembrando que não é o nome da manobra mas nomes que juntos formam as manobras:
- dropar (Palavra abrasileirada de "drop", descer. Descer uma rampa com o tail encostado e o nose levantado).
- flip (Girar. Manobra girando o skate sob seus pés)
- slide (Deslizar. Manobra na qual você derrapa com o skate numa superfície)
- nose (Nariz. Parte da frente do skate. Um nose slide é uma manobra que você desliza a frente do skate numa superfície)
- tail (Rabo. Parte traseira do skate. Um tail slide é uma manobra que você desliza a traseira do skate numa superfície)
- boardslide (Deslizar a tábua. É uma manobra que você desliza num cano com a parte do meio do skate, chamada board)
- crooked (Curvado. Realizada com curva de eixo)
- blindside (Lado cego. Realizada sem se ver)
- backside (Lado de trás)
- frontside (Lado da frente)
- blunt (Ficar cego)
- heel (Calcanhar)
- grind (Triturar)
- fakie (Falso)
- air (Ar. Manobra realizada no ar)
- 180° (Manobra que você se gira com o skate em 180°. Há o variante de 360° e outros mais. Apenas uma pessoa chamada Tony Hawk, considerado o melhor skatista de todos os tempos, foi capaz de realizar um 900°, equivalente a 2 voltas e meia)
0 comentários:
Postar um comentário