O cumprimento de todos os requisitos dará o direito ao candidato de receber as Classes Regulares de Desbravadores (Amigo, Companheiro, Pesquisador, Pioneiro, Excursionista, Guia) e Líder.
Quando todos os requisitos estiverem concluídos, o departamental JA ou Regional fará o exame do candidato antes de programar sua investidura, assinando e indicando local e data.
No dia da investidura o candidato deverá portar seu Livro de Registro, que será assinado pelo diretor da cerimônia e pela pessoa que o investiu, anotando local e data.
Requisitos
I. GERAL |
- Ser membro ativo da Sociedade de Jovens e/ou Clube de Desbravadores.
- Ter no mínimo 16 anos de idade.
- Ser membro batizado da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
- Decorar e explicar ou exemplificar por meio de desenho, canto ou representação os seguintes ideais: Voto e Lei dos Desbravadores, Alvo e Lema JA e Voto à Bíblia.
- Saber e entender a Legião de Honra JA.
- Ler os seguintes livros:
- Pela Graça de Deus.
- Caminho a Cristo.
- Selecionar e ler 100 páginas de livros que tratem sobre Liderança ou Desenvolvimento Juvenil.
II. DESCOBERTA ESPIRITUAL |
- Possuir o certificado do ano Bíblico JA.
- Ler os quatro evangelhos numa tradução atualizada.
- Discutir no seu grupo três das seguintes:
- Lucas 4:19-26
Leitura das Escrituras - Lucas 11:9-13
Pedir, buscar bater - Lucas 21:25-28
Sinais da Segunda Vinda - João 13:12-17
Humildade - João 14:1-3
A Promessa do Senhor - João 15:5-8
A Videira e os Ramos
- Lucas 4:19-26
- Escolher em consulta com seu líder uma das seguintes passagens:
- João 3
Nicodemos - João 4
A mulher samaritana - Lucas 15
O filho pródigo - Lucas 10
O bom samaritano - Lucas 19
Zaqueu
- Discussão em grupo com seu líder.
- Falar na Sociedade de Juvenis.
- Escrever um poema ou hino.
- João 3
- Ler algo sobre J.N. Andrews ou um pioneiro de seu país. Discutir a importância do trabalho nas missões para a igreja e porque Cristo deu a Grande Comissão (Mat. 28:18-20).
- Mencionar os livros da Bíblia em ordem e agrupá-los nas respectivas áreas:
VELHO TESTAMENTO- Pentateuco:
- Livros Históricos:
- Livros Poéticos:
- Profetas Maiores:
- Profetas Menores:
NOVO TESTAMENTO
- Evangelhos:
- Históricos:
- Cartas e Epístolas:
- Proféticos:
- Estudar e apresentar um relatório do amor de Deus demonstrando na vida desses personagens: José, Jonas, Ester e Rute.
- Em consulta com seu conselheiro, escolher um dos seguintes temas:
- Uma das parábolas de Jesus
- Um dos milagres de Jesus
- O sermão da Montanha
- Um sermão sobre a Segunda Vinda de Jesus
- Intercâmbio de idéias com o seu conselheiro.
- Atividade que integre todo o grupo.
- Dissertação.
- Estudar e apresentar um relatório de como Jesus salva individualmente as pessoas, tendo como exemplo um dos seguintes: A mulher samaritana, O filho pródigo, O bom samaritano ou Zaqueu.
- Conhecer pelo menos 15 das 27 doutrinas básicas da Igreja Adventista.
- Prestar exame de Doutrinas Bíblicas e História Denominacional, fornecido pelo Departamento JA, com nota mínima 7,5.
- Conseguir um certificado de Gemas Bíblicas: Memorize um texto da Bíblia em cada uma das 7 categorias a seguir (o número 4 pode ser um texto de sua própria escolha);
Grandes Passagens:
1) Sal. 119:11 2) I Reis 18:21 3) Col. 3:16 4) ___________ Salvação:
1) João 1:1-3, 14 2) Prov. 28:13 3) João 3:17 4) ___________ Doutrina:
1) Isa. 1:18 2) Ecl. 12:13, 14 3) Mar. 1:27, 28 4) ___________ Oração:
1) I Samuel 15:22 2) Sal. 51:3 3) Heb. 11:6 4) ___________ Relacionamentos:
1) Efé 1:8-10 2) Prov. 19:19 3) I Tim. 4:12 4) ___________ Comportamento:
1) Sal. 34:3, 4 2) Prov. 22:29 3) Gal. 6:7 4) ___________ Promessa / Louvor:
1) Sal. 56; 35:7 2) Sal. 91 3) Tiago 1:7 4) ___________
III. SERVINDO A OUTROS |
- Participar de uma discussão sobre testificação para outro adolescente, e colocar algumas diretrizes em prática numa situação real.
- Dedicar 20h para a realização dos seguintes projetos:
- Trazer amigos para assistir a duas diferentes reuniões da igreja.
- Ajudar a planejar e participar no mínimo de quatro domingos em uma série de evangelismo ou da igreja.
- Visitar, com programação especial feita pela unidade, a dois dos seguintes lugares: asilo, hospital de deficientes ou orfanato.
- Com a ajuda de um amigo, dedicar um dia inteiro (pelo menos oito horas), trabalhando num projeto de sua igreja, escola ou comunidade.
IV. DESENVOLVENDO A AMIZADE |
- Memorizar dez qualidades para ser um bom amigo. Discutir quatro situações diárias quando você praticou a Regra Áurea.
- Participar numa discussão em painel ou uma representação de grupo e seu papel na tomada de decisão.
- Fazer uma das seguintes especialidades:
- Asseio e cortesia cristã.
- Vida familiar.
- Numa discussão em grupo e por pesquisa pessoal, examinar suas atitudes para quatro dos seguintes tópicos
- Amizade
- Força de Vontade
- Auto-Conceito
- Relacionamento Humano - pais, família e outros.
- Pressão de Grupo
- Escolher uma Profissão
- Comportamento Moral
- Sexo e Namoro
V. SAÚDE E APTIDÃO FÍSICA |
- Fazer uma apresentação para alunos de ensino fundamental sobre as Leis da Boa Saúde.
- Completar uma das seguintes atividades:
- Individualmente ou em grupo, organizar e participar numa Corrida Rústica ou atividade similar. Discutir e relatar seu programa de treinamento físico para este evento.
- Ler as páginas 102-125 do livro "Temperança" de Ellen G. White, e passar no teste falso / verdadeiro.
- Completar a especialidade de Nutrição ou liderar um grupo para a especialidade de Cultura Física.
- Discutir os princípios de aptidão física. Mostrar um esboço do seu programa de exercício diário. Escrever por extenso e assinar um voto pessoal de compromisso para um programa regular de exercícios.
- Participar numa das seguintes atividades:
- Caminhada de 15 Km e fazer relatório.
- Andar 15 Km a cavalo.
- Um dia numa viagem a canoa.
- Andar 80 Km de bicicleta.
- Nadar 1 Km.
- Completar uma das seguintes atividades, e confeccionar um Voto Escrito escolhendo um estilo da vida livre de álcool:
- Participar numa discussão em classe sobre os efeitos físicos do álcool sobre o organismo.
- Assistir a um audiovisual sobre o álcool ou as drogas, discutir os efeitos sobre o corpo humano.
- Assistir a um Curso de Cinco Dias para Deixar de Fumar; ou assistir dois filmes sobre saúde; ou fazer um cartaz sobre fumar ou uso de drogas; ou ajudar a preparar material para exposição, etc.
- Saber de cor e explicar I Coríntios 9:24-27.
- Completar a especialidade de Natação Intermediário I.
VI. DESENVOLVIMENTO ORGANIZAÇÃO E LIDERANÇA |
- Depois de uma discussão, prepare um organograma sobre a organização denominacional com detalhes especiais para sua Divisão.
- Observar durante o período de dois meses o trabalho dos diáconos, apresentando um relatório detalhado de suas atividades, tais como:
- Cuidado da propriedade da igreja.
- Cerimônia do lava-pés.
- Cerimônia do batismo.
- Recolher a oferta.
- Assistir pelo menos uma vez a reunião da comissão da igreja. Preparar um breve relatório para discussão no seu grupo.
- Com seu grupo fazer planos para uma atividade social, pelo menos uma vez por trimestre.
- Completar as seguintes especialidades:
- Ordem Unida
- Liderança Juvenil
- Mordomia Cristã
- Ajudar sua unidade ou seu clube a planejar uma atividade especial de testificação, tais como: Um Projeto para crianças de rua ou melhoramento da comunidade, etc. e executar essa atividade.
- Ajudar sua unidade ou clube a planejar uma atividade especial tal como: Uma recepção, excursão ou acampamento com pelo menos um pernoite.
- Demonstrar o crescimento de sua liderança e habilidade no ensino completando o seguinte:
- Desenvolver e conduzir 3 devocionais criativos.
- Ajudar no ensino de 2 especialidades a seus Desbravadores.
- Ajudar a planejar e coordenar um acampamento de Clube ou de Unidade.
VII. ESTUDO DA NATUREZA |
- Completar uma especialidade de cada uma das opções abaixo:
- Anfíbios, pássaros, aves domésticas, pecuária, répteis, conchas, árvores ou arbustos.
- Astronomia, cactos, climatologia, flores ou pegadas de animais.
- Ecologia ou conservação ambiental.
- Gatos, cães, mamíferos, sementes, ou aves de estimação.
- Identificar a estrela Alfa da constelação de Órion. Conhecer o significado espiritual de Órion, como descrito no livro Primeiros Escritos, pág. 41.
- Completar o mestrado em vida campestre.
- Identificar seis pegadas de animais ou aves. Fazer um modelo em gesso de três pegadas.
- Alistar e descrever pelo menos 5 atividades junto à natureza que podem ser desenvolvidas nos sábados à tarde.
- Recapitular a história do dilúvio e estudar pelo menos três fósseis diferentes; explicar sua origem relacionando-os com a transgressão da Lei de Deus.
- Ser capaz de identificar através de fotografias, exposições ou ao vivo, uma das seguintes categorias:
- 25 folhas de árvores.
- 24 rochas e minerais.
- 25 flores silvestres.
- 25 borboletas e mariposas.
- 25 conchas.
VIII. ARTE DE ACAMPAR |
- Saber como se faz uma corda e demonstrar como devemos cuidar corretamente de uma corda. Dar e conhecer o uso prático dos seguintes nós: simples, cego, direito, cirurgião, lais de guia, duplo, escota, catau, pescador, fateixa, volta do fiel, gancho, volta do ribeira e ordinário. E preparar um quadro com pelo menos 15 nós diferentes.
- Saber dez regras para fazer uma caminhada e o que fazer quando estiver perdido.
- Aprender os sinais para seguir uma pista. Ser capaz de traçar uma pista de 2 km, que outros possam segui-la, e ser capaz de seguir a mesma trilha.
- Completar uma especialidade não conseguida anteriormente que possa ser contada para o Mestrado em Aquática, Esporte, Recreação ou Vida Campestre.
- Projetar três tipos diferentes de abrigo, explicar seu uso e utilizar um deles num acampamento de fim de semana.
- Passar no teste de Primeiros Socorros avançado.
- Completar a especialidade de Orientação.
- Ser capaz de acender uma fogueira num dia de chuva ou neve. Saber como conseguir lenha e manter o fogo aceso. Demonstrar habilidade em substituir e firmar o cabo de um machado.
- Com um grupo de não menos que quatro pessoas, incluindo um conselheiro adulto experiente, andar 25 km numa área rural ou deserta, incluindo uma noite ao ar livre ou barraca. O planejamento da expedição deve ser levado a fazer anotações e depois, participar numa discussão em grupo dirigida pelo seu conselheiro, sobre o terreno, flora e fauna, observados na caminhada.
- Desenvolver um projeto para móveis da acampamento e um portal para clube.
- Explique o que é um mapa topográfico, o que se espera que ele indique, e seu uso. Identifique pelo menos vinte sinais e símbolos usados em mapas topográficos.
- Planejar um cardápio para uma viagem de três dias de acampamento para quatro pessoas, usando pelo menos três alimentos desidratados diferentes.
- Ser capaz de enviar e receber uma mensagem pelo alfabeto com semáforos; ou ser capaz de enviar pelo código internacional Morse com lanterna; ou conhecer o alfabeto dos surdos-mudos; ou ter um conhecimento básico de rádio amadorismo.
- Descobrir as oito direções (pontos cardeais) sem ajuda de uma bússola.
IX. ENRIQUECENDO SEU ESTILO DE VIDA |
- Completar duas especialidades em cada uma das seguintes áreas não conseguidas anteriormente:
- Habilidades Domésticas ou Artes e Habilidades Manuais:
- Ciências e Saúde ou Atividades Missionárias:
- Atividades Agrícolas ou Atividades Profissionalizantes:
- Sob a supervisão do seu líder ou conselheiro, discutir com sua unidade ou clube um dos seguintes temas:
- Modéstia Cristã.
- Recreação.
- Saúde.
- Observância do Sábado.
- Numa discussão em grupo e por exame pessoal, avaliar suas atitudes para dois dos seguintes tópicos.
- Aborto
- AIDS
- Violência
- Drogas
X. FUNDAMENTOS DO CONSELHEIRO DO DESBRAVADOR |
- Assistir um Seminário de duas horas coordenada pelo departamental JA/Desbravadores da Associação/Missão.
XI. TREINAMENTO NO SERVIÇO |
- Ser Conselheiro ou Conselheiro Associado num Clube de Desbravadores, no mínimo por um ano.
- Ajudar no ensino de uma Classe JA durante no mínimo por um ano.
- Ter completado a especialidade de Arte de Contar Histórias.
XII. DESENVOLVIMENTO DE NOVAS HABILIDADES |
- Ser aprovado num seminário de 10 horas patrocinado pelo Ministério JA/Desbravadores da Associação/Missão, abrangendo as seguintes áreas:
- Habilidade de Liderança na Unidade.
- Habilidades de Comunicação.
- Habilidades de Acampar.
- Desenvolvimento de Recursos e Criatividade.
- Evangelismo Juvenil.
0 comentários:
Postar um comentário