You Are Reading

0

Registro de Classe Agrupadas

Clube de Desbravadores Safari 05 abril, 2010 ,
Os requisitos que constam neste registro devem ser cumpridos no período mínimo de um ano e meio e máximo de três anos. Requisitos cumpridos antes dos 16 anos não serão creditados. As Especialidades não estão restritas a este período, mas deverão estar concluídas antes da investidura.
O cumprimento de todos os requisitos dará o direito ao candidato de receber as Classes Regulares de Desbravadores (Amigo, Companheiro, Pesquisador, Pioneiro, Excursionista, Guia) e Líder.
Quando todos os requisitos estiverem concluídos, o departamental JA ou Regional fará o exame do candidato antes de programar sua investidura, assinando e indicando local e data.
No dia da investidura o candidato deverá portar seu Livro de Registro, que será assinado pelo diretor da cerimônia e pela pessoa que o investiu, anotando local e data.



Requisitos



I. GERAL

  1. Ser membro ativo da Sociedade de Jovens e/ou Clube de Desbravadores.

  2. Ter no mínimo 16 anos de idade.

  3. Ser membro batizado da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

  4. Decorar e explicar ou exemplificar por meio de desenho, canto ou representação os seguintes ideais: Voto e Lei dos Desbravadores, Alvo e Lema JA e Voto à Bíblia.

  5. Saber e entender a Legião de Honra JA.

  6. Ler os seguintes livros:
    1. Pela Graça de Deus.

    2. Caminho a Cristo.

    3. Selecionar e ler 100 páginas de livros que tratem sobre Liderança ou Desenvolvimento Juvenil.
II. DESCOBERTA ESPIRITUAL
  1. Possuir o certificado do ano Bíblico JA.

  2. Ler os quatro evangelhos numa tradução atualizada.

  3. Discutir no seu grupo três das seguintes:
    1. Lucas 4:19-26
      Leitura das Escrituras

    2. Lucas 11:9-13
      Pedir, buscar bater

    3. Lucas 21:25-28
      Sinais da Segunda Vinda

    4. João 13:12-17
      Humildade

    5. João 14:1-3
      A Promessa do Senhor

    6. João 15:5-8
      A Videira e os Ramos

  4. Escolher em consulta com seu líder uma das seguintes passagens:
    1. João 3
      Nicodemos

    2. João 4
      A mulher samaritana

    3. Lucas 15
      O filho pródigo

    4. Lucas 10
      O bom samaritano

    5. Lucas 19
      Zaqueu

    Utilizando estas passagens, mostrar sua compreensão de como Jesus salva os indivíduos usando um dos seguintes métodos.
    1. Discussão em grupo com seu líder.

    2. Falar na Sociedade de Juvenis.

    3. Escrever um poema ou hino.

  5. Ler algo sobre J.N. Andrews ou um pioneiro de seu país. Discutir a importância do trabalho nas missões para a igreja e porque Cristo deu a Grande Comissão (Mat. 28:18-20).

  6. Mencionar os livros da Bíblia em ordem e agrupá-los nas respectivas áreas:
    VELHO TESTAMENTO
    1. Pentateuco:

    2. Livros Históricos:

    3. Livros Poéticos:

    4. Profetas Maiores:

    5. Profetas Menores:

    NOVO TESTAMENTO

    1. Evangelhos:

    2. Históricos:

    3. Cartas e Epístolas:

    4. Proféticos:

  7. Estudar e apresentar um relatório do amor de Deus demonstrando na vida desses personagens: José, Jonas, Ester e Rute.

  8. Em consulta com seu conselheiro, escolher um dos seguintes temas:
    1. Uma das parábolas de Jesus

    2. Um dos milagres de Jesus

    3. O sermão da Montanha

    4. Um sermão sobre a Segunda Vinda de Jesus
    Demonstrar seu conhecimento sobre os ensinamentos de Jesus de uma das seguintes formas:
    1. Intercâmbio de idéias com o seu conselheiro.

    2. Atividade que integre todo o grupo.

    3. Dissertação.

  9. Estudar e apresentar um relatório de como Jesus salva individualmente as pessoas, tendo como exemplo um dos seguintes: A mulher samaritana, O filho pródigo, O bom samaritano ou Zaqueu.

  10. Conhecer pelo menos 15 das 27 doutrinas básicas da Igreja Adventista.

  11. Prestar exame de Doutrinas Bíblicas e História Denominacional, fornecido pelo Departamento JA, com nota mínima 7,5.

  12. Conseguir um certificado de Gemas Bíblicas: Memorize um texto da Bíblia em cada uma das 7 categorias a seguir (o número 4 pode ser um texto de sua própria escolha);

    Grandes Passagens:

    1) Sal. 119:112) I Reis 18:213) Col. 3:16
    4) ___________

    Salvação:

    1) João 1:1-3, 142) Prov. 28:133) João 3:17
    4) ___________

    Doutrina:

    1) Isa. 1:182) Ecl. 12:13, 143) Mar. 1:27, 28
    4) ___________

    Oração:

    1) I Samuel 15:222) Sal. 51:33) Heb. 11:6
    4) ___________

    Relacionamentos:

    1) Efé 1:8-102) Prov. 19:193) I Tim. 4:12
    4) ___________

    Comportamento:

    1) Sal. 34:3, 42) Prov. 22:293) Gal. 6:7
    4) ___________

    Promessa / Louvor:

    1) Sal. 56; 35:72) Sal. 913) Tiago 1:7
    4) ___________

III. SERVINDO A OUTROS
  1. Participar de uma discussão sobre testificação para outro adolescente, e colocar algumas diretrizes em prática numa situação real.

  2. Dedicar 20h para a realização dos seguintes projetos:
    1. Trazer amigos para assistir a duas diferentes reuniões da igreja.

    2. Ajudar a planejar e participar no mínimo de quatro domingos em uma série de evangelismo ou da igreja.

    3. Visitar, com programação especial feita pela unidade, a dois dos seguintes lugares: asilo, hospital de deficientes ou orfanato.

  3. Com a ajuda de um amigo, dedicar um dia inteiro (pelo menos oito horas), trabalhando num projeto de sua igreja, escola ou comunidade.
IV. DESENVOLVENDO A AMIZADE
  1. Memorizar dez qualidades para ser um bom amigo. Discutir quatro situações diárias quando você praticou a Regra Áurea.

  2. Participar numa discussão em painel ou uma representação de grupo e seu papel na tomada de decisão.

  3. Fazer uma das seguintes especialidades:
    1. Asseio e cortesia cristã.

    2. Vida familiar.

  4. Numa discussão em grupo e por pesquisa pessoal, examinar suas atitudes para quatro dos seguintes tópicos
    1. Amizade

    2. Força de Vontade

    3. Auto-Conceito

    4. Relacionamento Humano - pais, família e outros.

    5. Pressão de Grupo

    6. Escolher uma Profissão

    7. Comportamento Moral

    8. Sexo e Namoro
V. SAÚDE E APTIDÃO FÍSICA
  1. Fazer uma apresentação para alunos de ensino fundamental sobre as Leis da Boa Saúde.

  2. Completar uma das seguintes atividades:
    1. Individualmente ou em grupo, organizar e participar numa Corrida Rústica ou atividade similar. Discutir e relatar seu programa de treinamento físico para este evento.

    2. Ler as páginas 102-125 do livro "Temperança" de Ellen G. White, e passar no teste falso / verdadeiro.

    3. Completar a especialidade de Nutrição ou liderar um grupo para a especialidade de Cultura Física.

  3. Discutir os princípios de aptidão física. Mostrar um esboço do seu programa de exercício diário. Escrever por extenso e assinar um voto pessoal de compromisso para um programa regular de exercícios.

  4. Participar numa das seguintes atividades:
    1. Caminhada de 15 Km e fazer relatório.

    2. Andar 15 Km a cavalo.

    3. Um dia numa viagem a canoa.

    4. Andar 80 Km de bicicleta.

    5. Nadar 1 Km.

  5. Completar uma das seguintes atividades, e confeccionar um Voto Escrito escolhendo um estilo da vida livre de álcool:
    1. Participar numa discussão em classe sobre os efeitos físicos do álcool sobre o organismo.

    2. Assistir a um audiovisual sobre o álcool ou as drogas, discutir os efeitos sobre o corpo humano.

    3. Assistir a um Curso de Cinco Dias para Deixar de Fumar; ou assistir dois filmes sobre saúde; ou fazer um cartaz sobre fumar ou uso de drogas; ou ajudar a preparar material para exposição, etc.

  6. Saber de cor e explicar I Coríntios 9:24-27.

  7. Completar a especialidade de Natação Intermediário I.
VI. DESENVOLVIMENTO ORGANIZAÇÃO E LIDERANÇA
  1. Depois de uma discussão, prepare um organograma sobre a organização denominacional com detalhes especiais para sua Divisão.

  2. Observar durante o período de dois meses o trabalho dos diáconos, apresentando um relatório detalhado de suas atividades, tais como:
    1. Cuidado da propriedade da igreja.

    2. Cerimônia do lava-pés.

    3. Cerimônia do batismo.

    4. Recolher a oferta.

  3. Assistir pelo menos uma vez a reunião da comissão da igreja. Preparar um breve relatório para discussão no seu grupo.

  4. Com seu grupo fazer planos para uma atividade social, pelo menos uma vez por trimestre.

  5. Completar as seguintes especialidades:
    1. Ordem Unida

    2. Liderança Juvenil

    3. Mordomia Cristã

  6. Ajudar sua unidade ou seu clube a planejar uma atividade especial de testificação, tais como: Um Projeto para crianças de rua ou melhoramento da comunidade, etc. e executar essa atividade.

  7. Ajudar sua unidade ou clube a planejar uma atividade especial tal como: Uma recepção, excursão ou acampamento com pelo menos um pernoite.

  8. Demonstrar o crescimento de sua liderança e habilidade no ensino completando o seguinte:
    1. Desenvolver e conduzir 3 devocionais criativos.

    2. Ajudar no ensino de 2 especialidades a seus Desbravadores.

    3. Ajudar a planejar e coordenar um acampamento de Clube ou de Unidade.
VII. ESTUDO DA NATUREZA
  1. Completar uma especialidade de cada uma das opções abaixo:
    1. Anfíbios, pássaros, aves domésticas, pecuária, répteis, conchas, árvores ou arbustos.

    2. Astronomia, cactos, climatologia, flores ou pegadas de animais.

    3. Ecologia ou conservação ambiental.

    4. Gatos, cães, mamíferos, sementes, ou aves de estimação.

  2. Identificar a estrela Alfa da constelação de Órion. Conhecer o significado espiritual de Órion, como descrito no livro Primeiros Escritos, pág. 41.

  3. Completar o mestrado em vida campestre.

  4. Identificar seis pegadas de animais ou aves. Fazer um modelo em gesso de três pegadas.

  5. Alistar e descrever pelo menos 5 atividades junto à natureza que podem ser desenvolvidas nos sábados à tarde.

  6. Recapitular a história do dilúvio e estudar pelo menos três fósseis diferentes; explicar sua origem relacionando-os com a transgressão da Lei de Deus.

  7. Ser capaz de identificar através de fotografias, exposições ou ao vivo, uma das seguintes categorias:
    1. 25 folhas de árvores.

    2. 24 rochas e minerais.

    3. 25 flores silvestres.

    4. 25 borboletas e mariposas.

    5. 25 conchas.
VIII. ARTE DE ACAMPAR
  1. Saber como se faz uma corda e demonstrar como devemos cuidar corretamente de uma corda. Dar e conhecer o uso prático dos seguintes nós: simples, cego, direito, cirurgião, lais de guia, duplo, escota, catau, pescador, fateixa, volta do fiel, gancho, volta do ribeira e ordinário. E preparar um quadro com pelo menos 15 nós diferentes.

  2. Saber dez regras para fazer uma caminhada e o que fazer quando estiver perdido.

  3. Aprender os sinais para seguir uma pista. Ser capaz de traçar uma pista de 2 km, que outros possam segui-la, e ser capaz de seguir a mesma trilha.

  4. Completar uma especialidade não conseguida anteriormente que possa ser contada para o Mestrado em Aquática, Esporte, Recreação ou Vida Campestre.

  5. Projetar três tipos diferentes de abrigo, explicar seu uso e utilizar um deles num acampamento de fim de semana.

  6. Passar no teste de Primeiros Socorros avançado.

  7. Completar a especialidade de Orientação.

  8. Ser capaz de acender uma fogueira num dia de chuva ou neve. Saber como conseguir lenha e manter o fogo aceso. Demonstrar habilidade em substituir e firmar o cabo de um machado.

  9. Com um grupo de não menos que quatro pessoas, incluindo um conselheiro adulto experiente, andar 25 km numa área rural ou deserta, incluindo uma noite ao ar livre ou barraca. O planejamento da expedição deve ser levado a fazer anotações e depois, participar numa discussão em grupo dirigida pelo seu conselheiro, sobre o terreno, flora e fauna, observados na caminhada.

  10. Desenvolver um projeto para móveis da acampamento e um portal para clube.

  11. Explique o que é um mapa topográfico, o que se espera que ele indique, e seu uso. Identifique pelo menos vinte sinais e símbolos usados em mapas topográficos.

  12. Planejar um cardápio para uma viagem de três dias de acampamento para quatro pessoas, usando pelo menos três alimentos desidratados diferentes.

  13. Ser capaz de enviar e receber uma mensagem pelo alfabeto com semáforos; ou ser capaz de enviar pelo código internacional Morse com lanterna; ou conhecer o alfabeto dos surdos-mudos; ou ter um conhecimento básico de rádio amadorismo.

  14. Descobrir as oito direções (pontos cardeais) sem ajuda de uma bússola.
IX. ENRIQUECENDO SEU ESTILO DE VIDA
  1. Completar duas especialidades em cada uma das seguintes áreas não conseguidas anteriormente:
    1. Habilidades Domésticas ou Artes e Habilidades Manuais:

    2. Ciências e Saúde ou Atividades Missionárias:

    3. Atividades Agrícolas ou Atividades Profissionalizantes:

  2. Sob a supervisão do seu líder ou conselheiro, discutir com sua unidade ou clube um dos seguintes temas:
    1. Modéstia Cristã.

    2. Recreação.

    3. Saúde.

    4. Observância do Sábado.

  3. Numa discussão em grupo e por exame pessoal, avaliar suas atitudes para dois dos seguintes tópicos.
    1. Aborto

    2. AIDS

    3. Violência

    4. Drogas
X. FUNDAMENTOS DO CONSELHEIRO DO DESBRAVADOR
  1. Assistir um Seminário de duas horas coordenada pelo departamental JA/Desbravadores da Associação/Missão.
XI. TREINAMENTO NO SERVIÇO
  1. Ser Conselheiro ou Conselheiro Associado num Clube de Desbravadores, no mínimo por um ano.

  2. Ajudar no ensino de uma Classe JA durante no mínimo por um ano.

  3. Ter completado a especialidade de Arte de Contar Histórias.
XII. DESENVOLVIMENTO DE NOVAS HABILIDADES
  1. Ser aprovado num seminário de 10 horas patrocinado pelo Ministério JA/Desbravadores da Associação/Missão, abrangendo as seguintes áreas:
    1. Habilidade de Liderança na Unidade.

    2. Habilidades de Comunicação.

    3. Habilidades de Acampar.

    4. Desenvolvimento de Recursos e Criatividade.

    5. Evangelismo Juvenil.

0 comentários: