You Are Reading

0

Mamíferos Marinhos

Clube de Desbravadores Safari 08 abril, 2010 ,

1. Ser capaz de identificar três de cada um dos animais a seguir, e saber onde cada um pode ser encontrado. Conhecer o nome científico de pelo menos um de cada grupo.

NOTA - Os cetáceos são divididos em 3 grandes grupos: Misticetos, Odontocetos e Pinípedes. Por comerem carne, alguns dizem que os pinípedes são classificados como carnívoros e não cetáceos, mas devemos deixar de lado esta particularidade e pensar que vivem na água, senão incluiríamos nos carnívoros a maioria dos cetáceos, como os odontocetos e algumas baleias que comem peixes.

a. Baleias com barbatanas – são os misticetos. Existem 10 espécies, são elas: Baleia-azul (Balaenoptera musculus), Baleia-Fin (Balaenoptera physalus), Baleia-azul-boreal (Balaenoptera borealis), Baleia-azul-de-Bryde (Balaenoptera edeni), Baleia-Minke (Balaenoptera acutorostrata), Baleia-corcunda ou jubarte (Megaptera novaeangliae), Baleia-boreal (Balaena Mysticetus), Baleia-cinzenta (Eschirichius robustus), Baleia-de-biscaia (Eubalaena glacialis) e Baleia-pigmeu-verdadeira (Coperea marginata).

b. Focas – são pinípedes, juntamente com os leões marinhos e morsas. Algumas espécies conhecidas são: Foca-de-bandas (Phoca fasciata), Foca-da-Groenlândia (Phoca groenlandica), Foca-anelada-do-ártico (Phoca hispida), Foca-caranguejeira (Lobodon carcinophagus), Foca barbuda (Erignathus barbatus), Foca-de-Weddell (Leptonychotes weddelli), Foca-monge-do-Mediterrâneo (Monachus monachus), Foca-Leopardo (Hydrurga leptonyx), Foca-de-capuz (Cystophora cristata), Foca-peluda-setentrional (Callorhinus ursinus). Outros pinípedes, parentes das focas, são as Morsas (Odobenus rosmarus), Elefante-marinho (Mirounga leonina), Leão-marinho (Otaria byronia).

c. Golfinhos – são os odontocetos. Existem 66 espécies, incluindo a Orca (Orcinus orca), o cachatote (Physeter macrocephalus), o narval (Monodon monocerus) e os golfinhos: Golfinho-comum (Delphinus delphis), Golfinho-maior (Tursiops truncatus), Golfinho-de-bico-comprido (Stenella longirostris), entre outros.

2. Conhecer a história de como Deus usou uma baleia nos tempos bíblicos.

O profeta Jonas não queria pregar em Nínive, uma cidade que ele considerava que deveria ser exterminada, por ser totalmente pagã. Mas Deus sabia que lá havia pessoas boas e pediu que ele pregasse lá. Mas ele fugiu de Deus e entrou num navio que ia para Társis. Mas uma tempestade no meio do caminho mostrou a Jonas o seu erro de fugir de Deus, pediu para que jogassem ele na água porque sabia que todos morreriam por sua causa. Então uma baleia o engoliu e ele ficou 3 dias no ventre dela. Arrependeu-se e orou a Deus para que ele desse uma segunda chance. Deus aceitou e Jonas pode ir pregar em Nínive e salvar muitos de seus habitantes.

Obs. A Bíblia diz que era um grande peixe. Sendo a Baleia um mamífero, podemos achar contradição. Mas a divisão de mamíferos, aves, peixes, répteis e outros animais foi feita por Lineu, apenas a pouco mais de 200 anos, sendo assim, a Bíblia dizia que a baleia era um grande peixe por estar dentro da água e parecer com a maioria dos peixes. Mas hoje sabemos que um animal tão grande não poderia ser um peixe e sim uma baleia, provavelmente a baleia-azul.

3. Qual o maior mamífero do mar?

A baleia-azul. Atinge cerca de 31 metros e pode pesar 130 toneladas, o equivalente a mais de 30 elefantes. Alimenta-se de plâncton. É o maior animal que já existiu na terra, apesar de estar em vias de extinção pela caça predatória.

4. Explicar as expressões a seguir:

a. Saltos – A maioria das baleias e golfinhos tem o costume de dar saltos para fora da água e ir muito para a superfície. Por serem mamíferos, respiram o ar e precisam ir para a superfície para respirar, ao contrário dos peixes, que retiram o oxigênio da água e não necessitam subir à superfície.

b. Ecolocação – As baleias costumam fazer um trajeto por toda a sua vida, ficam em partes geladas e quando necessitam reproduzir, procuram águas mais quentes, estas rotas específicas mostram que as baleias não nadam a esmo.

c. Barbatana – Serve como um pente que, a cada gole, entra água e plâncton, então as pontas da barbatana retém o plâncton para ser ingerido.

d. Cardume – Conjunto de peixes, geralmente da mesma espécie, que ficam juntos para evitar predadores e garantir uma chance de viver um pouco mais (você preferia enfrentar um tubarão sozinho ou acompanhado de 100 pessoas?)

e. Harém

f. Plâncton – Existe 2 tipos: o fitoplânciton (constituido de plantas) e o zooplancton (constiuído, principalmente de pequenos crustáceos, como o Krill). É o principal alimento das baleias de barbatanas.

5. Desenhar a cadeia alimentar de dois mamíferos marinhos diferentes.

NOTA – Como exemplo podemos dar a orca. Com base nas informações abaixo, pode-se fazer o desenho de uma cadeia alimentar, a outra você deve ter uma idéia e fazer:

Sua cadeia alimentar se resume em comer focas, que comem peixes que, por sua vez, comem zooplâncton, feito através do fitoplâncton. O fitoplâncton é produzido através de restos da animais mortos e adquiridos pelos decompositores, fechando o ciclo.

6. Qual é o propósito da gordura dos cetáceos?

Os cetáceos costumam viver em águas frias. Por serem animais de sangue quente (mamíferos), eles utilizam a camada de gordura como um agasalho, para evitar a perda de calor e o resfriamento, que ocasionariam a morte. Os peixes não precisam dessa camada de gordura por serem animais de sangue frio.

7. Saber duas razões porque as focas são caçadas.

Hoje o futuro dos pinípedes (focas e morsas) é mais promissor do que no Século XIX, onde a caça predatória levou várias raças a extinção. As duas principais razões da caça eram a gordura, pela qual se podia fazer óleo usados em lampiões, e a sua pele, usada na indústria de roupas. Hoje, com a luz elétrica, o óleo de lampiões caiu em desuso. As campanhas ecológicas acabaram também com a caça por pele. As focas valem muito mais vivas do que mortas na atualidade.

8. Descrever porque as focas e golfinhos podem mover-se tão rapidamente na água.

Ambos usam apenas a nadadeira caudal para dar impulso ao nado. Eles possuem um corpo desenhado para adquirir velocidade, com a pele lisa e o corpo alongado. O leão-marinho utiliza as nadadeiras dianteiras, sendo menos eficiente para adquirir velocidade. Essas particularidades promovem segurança a eles, pois podem facilmente fugir de predadores menos habilidosos. O que não funciona com as orcas, principais predadores das focas.

9. Fazer uma das tarefas a seguir:

a. Ir a um aquário da cidade. Descobrir a agenda diária de alimentação de um mamífero marinho.

b. Fazer um relatório de 750 palavras sobre um mamífero marinho. Incluir ilustrações.

Item prático.

0 comentários: