1. Completar a especialidade de Insetos.
2. Acrescentar à sua coleção atual, 50 insetos representando pelo menos dez ordens diferentes (sem contar os lepidópteros). As etiquetas devem incluir o nome da pessoa que capturou o inseto, data, ordem, família e gênero. (Espécimes estragados ou mal colados não serão aceitos).
Item prático.
NOTA - Lepidópteros são mariposas e borboletas.
3. Como as estruturas especiais e hábitos dos insetos os preparam tão notavelmente para a vida?
Os insetos são dotados de antenas para melhor se orientar no ambiente. Possuem asas para se locomover com mais agilidade. Têm um esqueleto externo, o que forma uma armadura contra eventualidades. Todas estas estruturas são desenhadas para os insetos sobreviverem melhor aos predadores. Seus hábitos, na maioria noturnos, auxiliam que eles evitem os mamíferos e aves, na sua maioria diurnos e grandes predadores dos insetos. Eles costumam fugir e se esconder dos predadores, em sua grande maioria, maiores que eles e, portanto, mais fortes.
4. Contar o ciclo da vida de quatro insetos de quatro famílias diferentes.
Mosca –
Lagarta –
Formiga –
Piolho –
5. Dar o nome de dois tipos de insetos sociais. Como diferem dos insetos insociais?
As abelhas e as formigas. Vivem em comunidades, se ajudando multuamente. Os insociais vivem sozinhos.
6. Dar o nome de pelo menos quatro insetos que transmitem doenças ao homem, e dar o nome de pelo menos uma doença transmitida por causa de um desses insetos.
Mosquito – Transmitem, dengue, malária e leishmaniose
Barbeiro – Transmite a doença de chagas
Piolho – Causa a escabiose
Pulga – é vetor da peste bubônica
7. Realizar uma das tarefas a seguir: construir uma rede aérea, rede de arrasto ou rede aquática.
Item prático.
8. Construir uma armadilha para insetos noturnos, e usá-la.
Item prático.
9. Mencionar pelo menos um inseto correspondente a cada um dos seguintes: aquático, que comem folhas, que se enrolam em folhas, que perfuram madeira, que comem papel, parasitas no corpo de um pássaro ou mamífero; ou descrever as cascas de cupins e abelhas; ou comparar os graus de inteligência exibidos por um gafanhoto ou besouro, com a formiga, abelha ou vespa.
Aquático (libélula); Comem folhas (formigas); Se enrolam em folhas (louva-deus); Perfuram madeira (cupins); Comem papel (traças); Parasitas (piolhos).
Insetos como o gafanhoto e o besouro se preocupam com o presente, vivendo e comendo o que têm. Já as formigas, abelhas e vespas (animais sociais), pensam no futuro, armazenam comida e constroem abrigos.
0 comentários:
Postar um comentário