You Are Reading

0

Informática

Clube de Desbravadores Safari 08 abril, 2010 ,

1. Escrever uma redação 200 palavras, ou fazer uma apresentação oral sobre a história dos computadores.

Os primeiros computadores inventados pelo homem diferem muito dos que podemos observar nos dias de hoje. O ábaco é um deles. Desde os primórdios o homem vem fazendo contas. Porém o cálculo adquiriu importância quando o comercio foi instituído. Afora os dedos, os primeiros recursos usados para calcular foram pequenos pedregulhos, usados para representar os números de um a dez. Mais tarde, por volta do ano 3000 a.C., os chineses inventaram o ábaco, que representava os números em unidades, dezenas, centenas e milhares através de contas.

Certamente, após o aparecimento do ábaco, as máquinas de calcular foram sendo aperfeiçoadas. Por volta do ano 1600 d.C. novas soluções mecânicas foram apresentadas para o antigo problema de calcular, como a tabela de multiplicações de John Napier e a máquina de calcular de Wilhelm Schickard, capaz de desenvolver as quatro operações. Em 1642 Blaise Pascal (matemático francês) criou uma máquina de somar mecânica utilizando engrenagens chamada PASCALINE (em homenagem á sua modéstia). Alguns anos depois, Oottfried Leibnitz (matemático alemão) desenvolveu uma máquina de multiplicar e dividir, predecessora das máquinas de calcular ainda utilizadas hoje em dia por alguns comerciantes. Sua idéia foi mais tarde aperfeiçoada por

Thomas Colmar em um instrumento chamado aritmômetro.

No entanto, todas essas "máquinas de calcular" diferem muito de um computador moderno no sentido de programabilidade. Um computador deve ser capaz de executar uma seqüência completa de instruções fornecidas pelo programador. O primeiro projeto com essa nova preocupação foi desenvolvido por Charles Babbage em 1833. Chamava-se calculadora analítica e utilizava um sistema de cartões perfurados que davam instruções à máquina. Esses cartões são considerados os primeiros programas de computador. Porém, essa calculadora não passou de um projeto, devido a não corresponder as necessidades da época. O mesmo principio de cartões perfurados foi utilizado por Herman Hollerith por volta do ano 1880 na construção de um sistema para o processamento de dados do censo populacional americano. O resultado demorou sete anos para ser obtido. Em 1890 Hoflerith inovou o sistema diminuindo o tempo de processamento para dois anos. A partir de 1940 a evolução dos computadores passou a acompanhar a própria indústria eletrônica e em 1944 surgiu o computador Mark 1, o primeiro que utilizou componentes eletromecânicos. O numero de máquinas que surgiu a partir de então tornou-se cada vez maior e sua evolução pôde então ser analisada dividindo-se em famílias ou gerações de computadores.

* A primeira geração (1946 - 1955).

Utilizavam as válvulas como componentes eletrônicos. Além de grandes e pesados, consumiam muita energia causando superaquecimento em pequeno espaço de tempo. O processamento era demasiado lento. O E.N.I.A.C., desenvolvido por Von Newmann, possuía 18000 válvulas e pesava cerca de 30 toneladas.

* A segunda geração (1956 – 1963)

Construídos com transistores, eram chamados de computadores de estado

sólido (as válvulas trabalhavam a base de gás). Tornaram-se mais compactos e rápidos, além de apresentarem um menor consumo de energia e aquecerem bem menos que os da primeira geração. Apesar das melhorias, ainda apresentavam vário problemas como a limitação da capacidade de armazenamento de dados (memória).

* A terceira geração (1964 - 1970)

Com o aperfeiçoamento dos circuitos integrados a informática deu um passo gigantesco em sua evolução. Menores e mais velozes, consomem bem menos energia que os transistores.

* A quarta geração (1971 - hoje)

A medida que os circuitos integrados foram ficando maiores na década de 70, começaram a apresentar problemas. Era necessário um circuito que fizesse várias coisas diferentes, pois os circuitos integrados eram muito específicos em suas funções. Surgiram então os microprocessadores, e em conseqüência, os microcomputadores, que com seu baixo custo foi responsável pela popularização das máquinas.

Outro exemplo de um Relatório:
Os primeiros computadores foram desenvolvidos durante a Segunda Guerra Mundial. Eles eram exclusivamente usados em aplicações militares. Eles eram imensamente grandes e lentos, e eram usados em algumas das maiores organizações nos Estados Unidos. Nos anos setenta, quase todas as grandes companhias já tinham, pelo menos, alguns dos grandes sistemas de computadores. Mas as companhias pequenas e médias se adaptaram aos sistemas menores. Mas eles ainda estavam fora do alcance da maioria das pessoas.
Em 1974, a Intel Corporation desenvolveu o primeiro microprocessador conhecido como 8008. Com este processador os computadores ficaram menores e mais baratos.

Os primeiros computadores domésticos foram desenvolvidos por Steve Wozniak e Steve Jobs, eles criaram o Apple I. Quase 500 unidades eram vendidas. Logo surgiu o Apple II. A diferença dos primeiros computadores e o Apple II é que este possui uma unidade de leitura e gravação e um sistema operacional de disco (ambos desenvolvidos por Wozniak).
Mais tarde outros PC's apareceram e as pessoas começaram a usá-los em casa e no escritório. Desde então os computadores não saiu mais de nossas vidas!

2. Qual é a definição dos termos a seguir:
a. Hardware - Parte física do computador.
Seu computador é composto de muitas partes chamado hardware. Seu hardware executa programas (software) que traduzem as instruções que você envia para seu computador em um idioma que ele pode entender.
b. Software - Parte lógica de um sistema de computadores, ou seja,
é um conjunto de programas, procedimentos e documentação relacionada, associado a um sistema de computador.
c. Disquete - Unidades de memória auxiliar em forma de
pequenos discos, largamente usados por serem de baixo custo e proporcionarem razoável garantia das informações gravadas. São encontrados nos tamanhos 3 1/2 e 5 1/4.
Um drive de disquete utiliza um disquete removível que tem menos capacidade de armazenamento que um disco rígido. O disquete é removível e possui vários tamanhos. Muitos sistemas usavam disquetes 5.25 polegadas (antiquado). Este disquete é fino e flexível, e por isso é um pouco frágil. A maioria dos computadores hoje em dia usam disquetes de 3.5 polegadas. Este tipo de disquete é protegido por uma cobertura de plástico dura.

d. Disco Rígido (HD) - Unidade de memória auxiliar em forma de disco, o qual fica dentro do computador com a função de armazenar informações. Tem funcionamento parecido com um disquete, com a vantagem de ter maior velocidade na leitura e na gravação de dados, e ter maior durabilidade. Um disco rígido é um disco não-removível que é embutido em seu sistema. Com um disco rígido, você pode armazenar grandes quantidades de informação em vez de armazenar isto em muitos disquete.
e. Mainframe (grande porte) - Unidade principal de um computador, também chamada de CPU. É também o nome dado ao computador central de uma rede.
Durante os anos sessenta um CPU era normalmente fisicamente o maior e a mais complexa unidade em um sistema de computador e às vezes era chamado de mainframe.
f. PC - Abreviatura de Placa de circuito. Computador montado em uma única placa de circuito impresso, com todas as suas funções gerenciadas por um microprocessador.
Uma peça de Hardware que consiste de componentes eletrônicos presos a um placa feita de fibra de vidro ou de plástico. Placas de Circuitos são colocadas em slots de expansão e controlam as comunicações entre o computador e os dispositivos periféricos. Outros termos usados são Placa de circuito impressa, cartão de opção, e cartão de expansão.
g. Notebook / laptop - Computador que segundo a capacidade de trabalho é mais restrito, resolvendo apenas problemas de rotina. Aceita um número de terminais bem menor em relação aos computadores de porte superior.
São computadores digitais eletrônicos compactos que foram desenvolvidos nos anos sessenta. Usam tecnologia eletrônica equivalente aos micro-computadores mas tem capacidades de memória e velocidade mais próximo dos mainframes.
h. ROM - Memória que contém as informações básicas ao funcionamento da máquina. Não pode ser usada pelo operador sendo de uso exclusivo da máquina, e por isso é permanente.
Abreviatura de Read Only Memory (Memória Só de Leitura). Memória semicondutora que pode ser lida mas não escrita e contém instruções e dados. A sigla ROM também pode ser usada para se referir a qualquer tipo de memória só de leitura, inclusive PROM e EPROM. Os dados contidos nessa memória não são apagados quando se desliga o computador.
i. RAM - Memória do computador destinada ao armazenamento de informações utilizadas pelo operador. Ao contrário da memória ROM, não é permanente, pois seu conteúdo é apagado ao se desligar a máquina.
Abreviatura de Random Access memory (Memória de Acesso Aleatório). As instruções que seu computador recebe e as informações que seus computador processa são mantidos na RAM enquanto seu computador estiver ligado sendo eliminado quando ele é desligado.
j. Alfanumérico - Tipo de informação utilizada pelo computador que utiliza letras, números e outros caracteres especiais, ou seja,
qualquer letra ou número usado num computador.
k. CPU - Parte do computador que controla as entradas e saídas de informações no computador, interpretando e executando as instruções sendo considerada o cérebro da máquina.
Abreviação de Central Processing Unit (Unidade Central de Processamento). É o cérebro de seu computador. Este é o lugar onde seu computador interpreta e processa todas as informações. A parte do computador que executa cálculos, executa instruções e transfere informações entre todas as partes do computador. Microcomputadores contêm só uma CPU ou microprocessador.

l. Placa mãe - placa feita de material resistente (baquelite) onde são soldados vários componentes eletrônicos.
m. Cursor - Marcador móvel que indica onde o próximo caracter deve aparecer no vídeo, ou seja.
o marcador piscante na tela mostra onde os carácteres que você digita no teclado aparecerão na tela.
n. Porta - Plugs ou soquetes em um computador usados para entrada e saída de comunicação entre o computador e seus periféricos. As mais comuns são as paralelas e seriais.
Dispositivo de hardware por onde são enviados e/ou recebidos dados. São usadas para conectar impressoras, monitores, scanner e modem.
o. Programa - Conjunto de instruções que colocadas em uma seqüência lógica, dizem ao computador o que fazer.
Um arquivo executável que executa uma aplicação. Um arquivo de programa tem geralmente uma destas estensões: .EXE, .PIF, .COM ou .BAT. Por exemplo, EXPLORER.EXE é o nome do arquivo de programa que ativa o Windows Explorer. Um programa é um conjunto de instruções que interpretam as informações que você dá ao computador com o teclado ou com o mouse, e então comanda seu computador para concluir uma tarefa.
p. DOS ou OS (Sistema operacional, em inglês, operacional sistem) - Programa que gerencia todos os sistemas internos do computador.
Abreviatura para Disk Operating System (Sistema operacional de disco). É ele que administra o fluxo de informações para e de várias partes de seu computador. Dos é um sistema operacional (OS), ou um conjunto de programas que administram o computador. Os programas controlam como a memória (ROM e RAM) é usada, como os dados são acessados, e outras funções básicas. O DOS também provê utilitários que lhe permitem preparar disquetes e discos rígidos para uso, para fazer cópias auxiliares de seus dados, e exibir ou imprimir cópias de programas ou arquivos.

q. CD Rom

3. Quais são as técnicas adequadas para manusear e guardar discos (CDs, disquetes, etc)?

Para garantir a segurança dos dados armazenados em disquetes, devemos tomar alguns cuidados essenciais, tais como:

1. Preencher as etiquetas de Identificação antes de serem afixadas;

2. Não expor os disquetes ao sol;

3. Não colocar objetos pesados sobre eles;

4. As partes expostas do disco não devem ser tocadas;

5. Recolocar os disquetes no envelope protetor sempre que for removido;

6. Mantenha os disquetes longe de campos magnéticos ou elétricos (como imãs, televisões, alto-falantes, telefone e monitores de computadores);

7. Armazene seus disquetes em lugar seguro, longe de pó, umidade e temperaturas altas;

8. Nunca dobre seus disquetes;

9. Mantenha sempre cópias de segurança de seus disquetes.

10. Não escreva em etiquetas de disquete com canetas esferográficas.

4. Descrever a função e demonstrar os seguintes componentes de um computador pessoal (PC):

a. Teclado - Unidade de auxílio do computador responsável pelo encaminhamento de dados de entrada através de teclas do alfabeto, de números e de outros caracteres, ou seja, dispositivo de entrada de dados que contem letras, números e símbolos em teclas onde o usuário interage com o computador digitando os comandos e informações.
b. Monitor
- Canal por onde o computador apresenta as informações ao operador através de um tubo de raios catódicos onde são apresentadas em formas gráficas ou de textos, ou seja, o monitor tem uma tela que exibe informações, como as instruções que você envia a seu computador e a informação e resultados que seu computador manda de volta depois de interpretar suas instruções. A tela pode exibir informação em uma cor ou em várias cores.
c. Impressora
- Dispositivo periférico usado para saída de informações de forma impressa em papel. Atualmente existem muitos modelos mais as mais comuns são as que utilizam a impressão por Jato de Tinta.
d. CPU - (
Unidade de Processamento Central/Sistema) A parte de um computador que executa cálculos, executa instruções e transfere informações entre todas as partes do computador. Microcomputadores contêm apenas um CPU ou microprocessador.

e. Winchester ou HD

5. Saber as diferenças de usos entre as impressoras a seguir:

a. Qualidade Carta - (Esfera de Margarida) Funcionam como uma máquina de escrever. Utilizam um conjunto de caracteres fixos que são forçados contra o papel formando assim o caracter.

b. Matricial - Utiliza um sistema de cabeças de impressão composta por uma matriz de agulhas que se movimentam independentemente uma das outras. Semelhante a uma máquina de escrever, as agulhas comprimem uma fita tintada contra o papel, imprimindo nele os caracteres. Permite uma velocidade de impressão baixa. São impressoras que utilizam um dispositivo que "martela" pequenas agulhas contra uma fita de tinta e o papel produzindo uma série de pontos formando assim os caracteres.

c. Laser - Este modelo de impressora é bastante veloz, e a qualidade de impressão é excelente. Os caracteres são impressos no papel através de um sistema de raios de baixa intensidade que permite sensibilizar opticamente um cilindro pelo qual passa o papel. Após ser sensibilizado pelo laser, o cilindro recebe uma chuva de tinta e esta só se deposita nas partes sensibilizadas pelo laser. Desta forma, qualquer tipo de caracter ou desenho pode ser produzido pela impressora, ou seja, impressora que emprega a técnica do laser para imprimir os dados.

d. Plotter - Não é considerado como impressora para micros domésticos, sendo usado somente por empresas de construção para fazer plantas de casas e prédios, ou seja, Tem uma ou mais canetas que se movem sob o papel sob o controle do computador para produzir uma imagem.

e. Jato de tinta - Coloca a tinta no papel através de um bulbo eletrônico, possibilitando uma melhor qualidade de impressão. Isso se deve ao fato de existirem furos muito pequenos, menores que o de uma seringa. Impressoras Jato de Tinta com pequenas explosões de tinta sobre o papel. Elas são flexíveis como as impressoras de Matriz de Ponto e operam mais quietamente. Podem ser adaptadas para impressão de colorida.

f. Térmica - A impressão acontece queimando-se um papel especial. Uma máquina de fax trabalha de modo similar.

Obs.: os modelos esfera de margarida e térmica fazem parte de uma tecnologia ultrapassada, estando portanto fora de linha. Os novos modelos além de apresentarem preços acessíveis, têm maior qualidade e velocidade de impressão.

6. Demonstrar ou descrever como proteger um computador da poeira, sujeira, eletricidade estática, quedas e oscilação de energia, ou outros fatores que podem danificar um computador.

A sujeira, a eletricidade estática e a oscilação da rede elétrica são os principais inimigos de um computador. Mas com algumas medidas simples pode-se evitá-los. Para proteger da poeira, cobrir o computador e periféricos com capas de plástico. Deve-se limpar os componentes com álcool e não com água, pois a água pode oxidar algumas partes da máquina. Para evitar a eletricidade estática, não pegar nas placas de circuito, ou outros componentes internos da máquina, pois o nosso corpo libera cargas de energia estática. Também é recomendado não instalar um sistema de computadores em cima de carpetes ou tapetes, pois com o atrito constante com os pés das pessoas acumulam eletricidade estática. Para combater as oscilações de energia da rede, o mais simples e seguro é ligar o seu computador a um estabilizador de voltagem e a um filtro de linha.

Siga todas as advertências e instruções contidas na documentação do seu computador.

Não use computadores próximo de água.

Não coloque computadores em lugares instáveis. O computador pode cair e causar um sério dano.

Nunca coloque o computador próximo de uma fonte de calor.

Nunca insira qualquer objeto estranho nas aberturas do gabinete do computador. Fogo, choque elétrico, e outros danos podem acontecer.

Desligue o computador, e tire da tomada antes de limpar.

Use pano úmido por limpar. Nunca aplique líquido ou limpadores de aerossol diretamente sobre o computador.

Se molhar o computador, tire da tomada todos os cabos de força e contate a assistência técnica para ajuda.

7. Mencionar pelo menos quatro dispositivos de entrada para computadores.

Periféricos de entrada são unidades externas de auxílio ao computador que lêem as informações existentes nos veículos de entrada e as encaminham junto ao processamento central. São exemplos de periféricos de entrada o teclado, mouse, scanner, Light Pen, disquete, modem e as leitoras de cartões magnéticos.

8. O que significa fazer uma cópia de segurança (backup) de um disquete ou arquivo? Por que é importante fazer isto?

Para prevenir a perda de dados, além dos cuidados com os disquetes, é conveniente fazer cópias de segurança dos arquivos importantes, para não perdê-los com algum possível acidente com o disco rígido.

É fazer cópias de todos os dados disponíveis no sistema (geralmente do disco rígido) para outro lugar (geralmente para disquetes). Há três razões para se fazer backups:

Para proteger seus dados contra uma queda do sistema ou algum desastre natural.

Proteger os arquivos de um apagamento acidental.

Assegurar uma mudança sem problemas quando se está reinstalando ou atualizando um sistema.

9. O que é manutenção preventiva num computador? Por que é importante fazer isto?

A melhor maneira de evitar possíveis defeitos em um computador, é fazer regularmente um check-up na máquina, para verificar se esta tudo em ordem com as placas e demais componentes internos, o que deve ser feito por um técnico, e nunca por "entendidos" no assunto.

Manutenção preventiva: São revisões para se evitar falhas. Algumas operações de manutenção incluem: limpeza geral do computador, procura de defeitos em discos rígidos, teclados e assim por diante. A manutenção preventiva é importante porque assim evita que o computador fique inútil. Quando o computador "quebra" os consertos são caros e a perda de dados, muitas vezes, dão prejuízos incalculáveis de tempo e o dinheiro.

10. Inicializar o computador, carregar e utilizar um software para ser usado num computador. (Jogos não contam).

Só na teoria não se aprende a computação...

11. Explicar as várias maneiras como uma pessoa ou família podem utilizar um computador pessoal para outros propósitos além de jogos.
Nos dias atuais, quase se pode dizer que os computadores dominam o mundo. Com sua incrível capacidade de armazenar e manipular informações, os computadores tornam a vida do homem moderno muito mais cômoda, as vezes sem que ele mesmo o perceba. Ajudam-nos a escrever cartas, fazer desenhos, jogar, fazer cálculos e resolver muitas outras tarefas. Hoje são usados em aviões, bancos e na maioria das grande empresas. Enfim, os computadores representam um dos maiores avanços tecnológicos da história da humanidade.

Para controlar as finanças familiar.

Tradução de documentos de um idioma para outro.

Para desenhos gráficos.

Para obter uma educação melhor.

Para conectar-se à Internet.

Estes são algumas das milhares de coisas nas quais você pode usar o PC.

0 comentários: