You Are Reading

0

Pintura de Paredes Interiores

Clube de Desbravadores Safari 06 abril, 2010 ,

NOTA – As respostas desta especialidade não eliminar a parte prática. Os itens que contém a descrição de “demonstrar” devem ser executados na prática, de preferência com um instrutor qualificado e que tenha experiência na área.

1. Explicar como preparar a madeira para receber o verniz.

Antes de aplicar qualquer produto indicado, eliminar a gordura, cera e outros resíduos. Para um bom acabamento faça um correto lixamento da superfície. Utilize o diluente correto na proporção indicada na embalagem do produto. Não aplicar o produto nos dias úmidos ou chuvosos. Utilize a seladora para madeira apenas em áreas internas.

2. Explicar e demonstrar como preparar e dar acabamento em madeira usando as seguintes técnicas:

a. Clareamento – Lixar a madeira, depois passar uma escova de aço no sentido do veio da madeira, tirar o pó e aplicar uma demão de massa acrílica, deixe secar. Lixar de forma que o veio da madeira fique bem aparente e aplique o verniz, dessa forma você terá um bom resultado.

b. Verniz – Eliminar gordura, cera e resíduos da madeira e, para um bom acabamento, lixar bem a madeira. Utilize o diluente de forma correta de acordo com a embalagem. Utilize seladora para madeira apenas em áreas internas. Não aplicar o produto em dias úmidos ou chuvosos.

c. Pintura – Eliminar gordura, cera e outros resíduos. Lixar bem a superfície e aplicar uma demão de massa acrílica, lixar até a superfície ficar bem lisa e pintar da com desejada. Para um bom acabamento, três demão é o suficiente.

3. Mencionar dois métodos de fazer textura em paredes.

Efeito grafiado – Limpar bem a superfície e eliminar a pintura velha. Aplicar com uma desempenadeira uma camada de aproximadamente 3mm, e com uma desempenadeira de plástico, estique a massa texturada num sentido apenas, para cima ou para baixo. Para obter um efeito rotativo use a desempenadeira em movimento rotativo.

Efeito travertino – Com uma desempenadeira de aço, aplique uma camada de 3mm a 4mm, com um rolo macarrão tigre passe-o sobre a massa de cima para baixo, causando um efeito chapiscado com a massa ainda úmida. Com uma desempenadeira limpa, após a massa estar meio seca, passe-a quebrando ou amassando as pontas do chapiscado, dessa forma você terá um efeito travertino.

Obs. Para o efeito grafitado usar textura rústica e para o travertino, textura lisa.

4. Em que situações se deve usar um revólver de tinta?

Na pintura de metal, assim como grades, portões, portas de aço e automóveis.

5. Descrever os métodos adequados de limpar e cuidar de pincéis de pintura e verniz.

Para limpar os pincéis com verniz após o uso, usar aguarás ou tiner em grande quantidade. Certifique-se que removeu toda a tinta ou verniz. Em caso de tinta a base de água, lavar o pincel com grande quantidade de água.

6. Demonstrar como usar corretamente a massa corrida.

A massa corrida é usada para corrigir fissuras ou defeitos de paredes, tais como rachaduras. Use uma desempenadeira de aço ou espátula, aplique aproximadamente 2mm de massa e lixar até a superfície ficar bem lisa.

7. Explicar a diferença entre tintas para pintura externas e internas.

As tintas para pinturas externas contém uma quantidade maior de resina acrílica, hidro-repelentes e seladora. Para pintura interna, as tintas contém uma quantidade menor desses produtos. Mas hoje o mercado oferece tintas capazes de pintar ambas as partes em condições satisfatórias.

8. Fazer uma lista de dez combinações de cores para pintura de interiores, usando tabela de cores de alguma marca conhecida. Por que cores fortes não são aconselháveis?

Forro – branco neve 001

Janelas – verniz mogmo coralmur sem brilho

Sala – amarelo vanila 506 coralmur

Escritório – Pêssego suave 815 coralmur

Sala de jantar – areia 820 coralmur

Sala de som – creme 817 coralmur

Quarto de casal – palha 844 coralmur

Quarto de solteiro – pérola 018 coralmur

Portas internas – marfim 818 coralmur

Batentes – cromo 506 coralmur

As cores fortes não são aconselháveis em paredes internas, pois exigem uma maior iluminação, porque o ambiente fica muito escuro, prejudicando o clima e cansando a vista.

NOTA – O candidato à especialidade deve fazer suas próprias combinações e demonstrá-las em conformidade com os itens 10 e 11 desta especialidade.

9. Explicar a composição das seguintes tintas, e em que situações devem ser usadas:

a. Tinta com brilho – tinta composta com selastes adesivos e resinas a base de óleo (esmaltes sintéticos), usado para pintura de metais.

b. Tinta fosca – tinta acrílica a base de água. Contém menor quantidade de selante e resina, utilizada em pintura de forro de paredes.

c. Tinta solúvel em água – PVA látex, com baixa quantidade de resina e selantes e diluída em água, usada em pintura de paredes.

10. Pintar as partes de madeira de pelo menos quatro cômodos.

NOTA – Item prático. Utilize-se das regras teóricas aprendidas com os itens anteriores e faça a pintura dos cômodos com a supervisão de um instrutor especializado, que possa orientar todos os passos de uma boa pintura.

11. Pintar pelo menos um cômodo inteiro.

NOTA – O item anterior pedia que se pintasse a parte de madeira de um cômodo, portanto não pode eliminar este item, pois é pedido que se pinte um cômodo por inteiro, e não somente as suas partes de madeira, como portas, janelas e rodapés.


0 comentários: