You Are Reading

1

Orquídeas

Clube de Desbravadores Safari 06 abril, 2010 ,

1. Definir as características de uma orquídea.

São monocotiledôneas, tem folhas alongadas com nervuras correndo paralelas, a flor tem 3 pétalas e 3 sépalas, são de igual proporção e ornamental com 2 e 1 de formação distinta, chamada labial.

2. Quais são os dois principais grupos de orquídeas em termos de padrão de crescimento? Dar o nome e mostrar exemplos de cada, a partir das próprias plantas ou de fotografias.

As orquídeas se dividem em 2 grandes grupos, conhecidos como monopodial e simpodial. A monopodial cresce verticalmente, sendo que a simpodial cresce horizontalmente.

3. Quais as diferenças entre as orquídeas epifíticas ou edífitas, terrestres e rupículas?

Epifítica – são aquelas que se fixam sobre outras plantas, sem parasitá-las.

Terrestre – são aquelas que vivem diretamente na terra.

Rupícula – são aquelas que vivem em superfícies menos tradicionais, como as pedras.

4. Discorrer sobre a distribuição de orquídeas, fazendo uma referência especial à ocorrência destas espécies em sua região.

Cerca de 25.000 espécies silvestres no mundo e outras 25.000 variedades cultiváveis. Encontradas em todos os continentes, menos na Antártida. A maioria se encontra em ambiente tropical, mas são encontrados no deserto, montanhas, nos bosques, nos pântanos, nos campos, etc. Há na Austrália uma espécie que nunca vê a luz do dia, vive encoberta e foi descoberta acidentalmente quando um agricultor arava a sua chácara.

5. Citar o principal gênero de orquídeas cultivadas. Identificar três a partir de plantas ou fotografias.

Alguns gêneros são: Vanda, Dendrobium, Cimbidium, Oncidium, Phalaenopsis, Miltonia, Odontoglossum, Laelia e Pulmilam.Mas o gênero mais cultivado é o Vanilla, para a produção da baunilha.

A Phalaenopsis prefere ser cultivada em temperatura mais alta, com pouco luminosidade.

A Cimbidium prefere ser cultivada em temperatura mais amena e com bastante luminosidade.

A Vanda prefere ser cultivada em temperatura mais alta e com bastante luminosidade.

6. Discutir os principais pontos a serem observados no cultivo de orquídeas. Cultivar pelo menos uma orquídea, durante, no mínimo, seis meses.

- Luz: algumas preferem maior intensidade de iluminação e outras não crescem bem com muita luz

- Temperatura: a maioria tolera de 10 a 40° C. Sendo a temperatura ideal 25° C.

- Ventilação: as orquídeas estão acostumadas a uma brisa constante e suave. Evite ventos fortes.

- Umidade: se adaptam melhor a falta de água que excesso. 1/2 copo a cada 2 dias é suficiente (não é regra)

- Pragas: pode-se usar Dithane M-45, Manzane, Cerconil ou Benlate nas infestações (a cada 7 ou 14 dias)

- Nutrientes: adube a cada 2 semanas (1/2 colher/L), aplique torta de mamona anualmente e esteja atento para os nutrientes básicos (Nitrogênio, Fósforo e Potássio).

- Envasamento: preencha o vaso com 1/3 de calhas de telha e cacos limpos. Até o enraizamento o substrato deve ser mantido razoavelmente seco.

- Vasos e substratos: fibras de xaxim representam a melhor forma de substrato e fácil de ser obtido. Evite o uso de vasos muito grandes.

7. Quais as principais utilidades das orquídeas? Que orquídea é usada comercialmente?

A maioria é usada na ornamentação. Algumas orquídeas são cultivadas para serem usadas no buquê de noiva. São mais usados os gêneros Cimbidium e Catalieya. Também há uma orquídea famosa - a baunilha, esse sabor agradável dos sorvetes vem desta orquídea, do gênero Vanilla, o que caracteriza a espécie com maior uso comercial. Algumas espécies são microscópicas e vivem no alto das árvores, outras são do tamanho do bambu. Algumas dão aparência de insetos, outras ainda parecem com pequenos anjos, outras são as flores mais lindas em suas multicores brilhantes.

1 comentários:

Unknown disse...

Gostei da pesquisa. Muito bom ver um site deste para ajudar nossos jovens