You Are Reading

0

Pintura de Paredes Exteriores

Clube de Desbravadores Safari 06 abril, 2010 ,

1. Ser capaz de reconhecer, e explicar a diferença entre as tintas para paredes externas e internas.

As tinturas para pinturas externas contém maior quantidade de componentes impermeabilizantes, como hidro-repelentes, seladores e resina acrílica, para dar maior resistência à pintura, impedir a umidade, resistir ao sol, chuva e mudanças de clima. Já as tintas para o interior de uma residência são menos flexíveis, pois as mudanças de temperaturas não são bruscas, com pouca luz.

2. Explicar como preparar uma parede externa para pintura, incluindo passos como remoção da pintura velha, primeira demão de tinta, aplicação de massa corrida, acabamento, etc.

Para a remoção da pintura velha é necessário raspar com uma espátula e lixar a parede com uma lixa número 60. Aplicar a massa corrida nas fissuras e rachaduras, depois lixar com a lixa número 100, remover o pó com vassoura de pêlo e limpar a secadora. Após secar, aplicar a primeira e depois a segunda demão e quantas forem necessárias para um bom acabamento.

3. Relacionar dez combinações de cores para pintar uma casa (se possível, usar tabela de cores de alguma marca conhecida).

Paredes externas – flamingo 354 coralit

Beiral – strato 819 fosco coralit

Forro de beiral – branco neve 001

Telhado – terra cota suave 370 coralplus

Janelas – verniz mogmo sem brilho coramar

Calhas e rufos – branco gelo esmalte dolux coral

Sala – amarelo vanila 506 coralmur

Quarto de casal – palha 844 coralmur

Quarto de solteiro – pérola 018 coralmur

Portas – marfim 818 coralmur

4. Explicar como preparar e pintar metal.

Eliminar qualquer resíduo de ferrugem na superfície a ser pintada, aplique duas demãos de zarcão universal na superfície antes de pintar. Superfícies de alumínio galvanizadas, deverão ser preparadas com fundos fosfotizantes ou primer, antes de receber a pintura.

5. Citar pelo menos três tipos de solventes (thinner) e explicar o uso específico de cada um.

Thinner – Pintura automotiva

Aguarrás – Pintura em verniz

Esmalte e água – Pintura em látex acrílico

Removedor – Remover da mão ou do chão

6. Demonstrar habilidade para pintar usando corretamente pincel, rolo ou spray.

NOTA – Item prático. Para pintura de uma parede com superfície com massa corrida usar rolo tigre número 1325, 1315, 1370, 1365 ou 1394. Uma boa técnica é queimar levemente as pontas do rolo para não respingar tinta, mas cuidado para não estragar o rolo.

7. Pintar a parte externa de uma casa de pelo menos quatro cômodos (se possível, transformar esta tarefa num projeto em grupo, para ajudar alguém da igreja ou comunidade que esteja precisando deste serviço).

Item Prático.

0 comentários: