You Are Reading

0

Higiene Oral

Clube de Desbravadores Safari 08 abril, 2010 ,

Pré-requisito: Ser participante de Projetos Comunitários que envolvam um programa de "Saúde Total".

1. Defina Higiene Oral.

É a completa “faxina” nos tecidos da cavidade oral (bucal), incluindo: dentes, gengivas e língua; para a remoção de restos alimentares e da placa bacteriana, com o intuito de promover um ambiente bucal “imune” às doenças periodontais ou à cáries.

2. Como se constitui um dente e dê suas funções.

Esmalte: Superfície externa do dente. É transparente e o tecido mais duro do corpo humano. É responsável pela proteção contra agentes externos.

Dentina: é o corpo principal do dente, apresenta coloração desde branca até amarelada. É responsável pela sustentação dos demais tecidos dentais.

Polpa: É a cavidade interna do dente, composta por fibras nervosas, vasos sangüíneos e linfáticos. É responsável pela nutrição e sensibilidade dental.

Cemento: É a camada externa que fica dentro do alvéolo dental, na porção da raiz. Quando os dentes são expostos a esforços excessivos, torna-se mais espesso e forte.

Raiz: Porção que fica “escondida” dentro da gengiva e do alvéolo, em condições normais.

Coroa: Porção do dente visível, em condições normais.

Colo: Separa a raiz da coroa.

3. Quantos lados tem um dente? Quais são os lados que são escovados? Como?

5 lados ou faces:

- lingual ou palatina (voltada para a língua ou céu da boca)

- vestibular (voltada para os lábios e bochecha)

- mesial (mais próximo ao plano mediano)

- distal (mais distante do plano mediano)

- oclusal ou incisal (porção do dente que entra em contato com os dentes antagonistas)

4. Por quantas dentições passa o ser humano? Descreva o processo de aparecimento delas.

2 dentições: decídua (leite) e permanente

Decídua: 20 dentes.

Permanente: 32 dentes.

5. Para que servem os dentes de leite?

- Articulação das palavras

- Desenvolvimento ósseo (mandíbula e maxilar)

- Guia para os dentes permanentes nascerem

- Manter os espaços para a futura dentição (permanente)

- Desenvolvimento MM da face

6. Dê os tipos de dentes e suas funções.

Na alimentação:

Incisivos: Cortar os alimentos.

Caninos: Rasgar os alimentos.

Pré-molares e molares: Moer os alimentos.

No organismo:

Incisivos: Estética facial e os mais importantes na articulação das palavras para a emissão de sons línguo-dentais e lábio-dentais.

Caninos: Serve como guia para os movimentos de lateralidade.

Pré-molares e molares: São importantíssimos para a oclusão dental, assentam-se precisamente um no outro, auxiliando na sustentação dos músculos facias.

7. A partir de que idade deve-se iniciar a higiene oral? Como? Por quê?

Inicie a escovação assim que começar a nascer o 1º dentinho do bebê. Nesta 1ª etapa pode se usar cotonete ou gaze com pasta de dente (opcional) sem flúor. O importante mesmo é manter os dentinhos livres de “sujeira” (restos alimentares). A escovação deve ser feita o quanto antes, os pais devem incentivar os filhos escovando os dentes na presença destes, assim despertando a curiosidade da criança. Numa etapa posterior, uma escova infantil com cerdas macias deve ser dada a criança, para que ela possa imitar os pais (os pais devem complementar a escovação, nesta fase). Após a fase de adaptação, os pais devem ensinar pequenos movimentos vibratórios na superfície dental.

8. Quais são os alimentos recomendáveis para uma dentição sadia?

A alimentação não deve ser realizada a todo o momento, pois assim não se permite um ambiente bucal com PH próximo do neutro. Pois, a constante ingestão de alimentos permite às bactérias bucais produzirem ácidos, que destroem os dentes.

- Não consumir: Doces e refrigerantes.

- Consumir: Frutas, legumes, leite e queijos.

- Alimentos detergentes: Maçã, cenoura e todos os legumes e frutas duros e crus.

9. O que fazer quando há um trauma em um dente por ocasião de uma queda?

Procurar o dentista o mais rápido possível, mesmo que não haja fratura aparente no dente. Se o dente sair inteiro da boca, não o deixe secar, lave-o delicadamente sem o esfregar e coloque-o em leite, soro fisiológico ou mantenha-o na boca. Se recolocado pelo dentista em até 30 minutos, há uma chance de 90% de sucesso.

10. Que prejuízos podem trazer a má escovação?

Cárie, doenças na gengiva, perda óssea (osso alveolar), mobilidade dental, mal-hálito, apinhamento (encavalamento) dos dentes, dor de dente (pulpite) e até desordens psicológicas e sociológicas devido ao problemas estéticos.

11. Quais os meios de utilização do flúor? Em que formas é ele encontrado?

Tópica (no dente) e sistêmica (ingerida).

Sistêmica: comprimidos, gotas e domiciliar (associado à água e ao sal)

Tópica: soluções, gel e dentifrícios.

12. O que é evidenciador?

É uma solução ou pastilhas, que devem ser aplicado sobre todas as faces do dentes (com cotonete ou espalhado pela própria língua), em seguida a pessoa faz um bochecho com água, quando os indultos (placa) serão observados, pois ficam de cor mais escura. É um artifício que permite destacar a localização da placa bacteriana, e também ajuda a ensinar os movimentos escovatórios (onde a escovação está fraca)

13. O que é pasta profilática?

Pasta usada em consultório odontológico, associada a taça de borracha ou escovinha, que serve para ensino e estimulo ao paciente, e também como preventivo à placa bacteriana.

14. Dê os passos a serem seguidos numa fluoretação.

Esse método é preconizado especialmente nas regiões onde a água não contenha flúor. Nas regiões que já contenha flúor a fluoretação deve ser criteriosa, isto é, conhecer o teor de flúor da região e complementá-lo até o nível considerado ótimo.

- Dissolver 1,7g de Fluoreto de sódio (comprimido) em um litro de água – Solução concentrada. Não deve ser ingerida, pode causar efeitos colaterais, inclusive envenenamento grave.

- Dessa solução concentrada colocar 1 ml para cada litro de água potável (caixa d’água ou em baldes, esta solução pode ser fornecida a vontade, inclusive no preparo dos alimentos).

15. O que deve ser usado para fazer uma higiene oral completa?

Escova dental, dentifrício (pasta) fluoretado, fio dental, soluções com flúor e o evidenciador de placa.

16. Descreva como deve-se fazer uma higiene oral completa.

Escovação: a escova é colocada com uma inclinação de aproximadamente 45º sobre a gengiva e as cerdas são deslizadas para oclusal ou incisal, ou seja, da gengiva para baixo (dentes superiores) e da gengiva para cima (dentes inferiores).Este movimento deve ser repetido de 20 a 25 vezes para cada grupo de dentes escovados. A face oclusal dos dentes posteriores deve ser escovada com movimentos de vai-e-vem. Não esqueça de escovar a lingual também.

Fio dental: Retirar aproximadamente 20 a 30 cm de fio e enrolar nos dedos indicadores, passar no espaços interdentais e deslizar pela superfície distal do dente anterior e mesial do dente posterior, ou seja, duas vezes em cada espaço interdental, uma de cada lado.

Bochechos: Durante o ato da escovação muitas partículas e placas bacterianas ficam deslocadas na superfície do dente e podem ser eliminadas com um vigoroso bochecho com água ou solução fluoretada. Este artifício pode ser usado quando nos encontramos em locais onde não é possível escovar os dentes.

Evidenciador de placa: Deve ser aplicado após a escovação, o bochecho e a passagem do fio dental. Deve ser aplicado sobre todas as faces do dentes (com cotonete ou espalhado pela própria língua), em seguida a pessoa faz um bochecho com água, quando os indultos (placa) serão observados, pois ficam de cor mais escura.

17. Por que devemos usar dentifrício fluoretado?

Pois eles são considerados hoje um dos principais meios preventivos na redução do índice de cárie dental. Isto se deve ao contínuo contato do esmalte dental com o flúor, que diminui a perda de minerais pela ação desmineralizante (substrato + microorganismos), promovendo remineralização. Pesquisas comprovam que a redução no índice de cárie em grupos que usam dentifrícios fluoretados para grupos que usam dentifrício sem flúor é de cerca de 25% superior.

18. Como se contrai a cárie?

A cárie é adquirida por uma tríade (3) de fatores, associados ao tempo.

Microorganismos: Bactérias cariogênicas são presença constante na flora bucal, devemos controlá-las, pois, é impossível eliminá-la.

Substrato cariogênico: Açúcares, principalmente o refinado (sacarose), devem estar presentes para que as bactérias possam fermentar, produzindo ácidos, que destroem o tecido dental.

Dente: O dente será o atacado pela cárie sem ele, não há cárie. A saliva é um fator importante de defesa, dependendo da sua quantidade e qualidade.

Tempo: Se o substrato ficar um tempo suficiente com os microorganismos, o dente será destruído, aí que entra a escovação: remover o substrato do dente o mais rápido possível.

19. Monte uma estória para ser usada em palestras para crianças como ilustração de Prevenção à Cárie Dentária.

0 comentários: