You Are Reading

0

Mergulho Livre

Clube de Desbravadores Safari 08 abril, 2010 ,

1. Completar a especialidade Natação – Intermediário.

NOTA - Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário saber nadar para praticar o mergulho livre, pois na natação você aprende a ficar na superfície, o contrário do mergulho. Mas algumas noções são importantes, assim como a familiaridade e agilidade em ambiente aquático.

2. Mencionar três pré-requisitos para uma pessoa que deseja fazer mergulho livre.

A pessoa deve ter espírito de aventura, amor à natureza, familiaridade com a água, interesses ecológicos ou curiosidade por conhecer novos ambientes e animais.

3. Que equipamentos são essenciais ao mergulho livre?

Essenciais: Máscara, respirador (snorkel) e nadadeiras (pé-de-pato).

Acessórios: cinto lastreado, roupa isotérmica, luvas, lanterna, faca, etc.

4. Discutir os efeitos dos seguintes fatores no mergulho livre:

a. Tipos de praias – Algumas praias têm o início das águas em nível raso e continua assim até afundar gradativamente, outras têm um desnível brusco, afundando de uma só vez. O mergulho no segundo caso torna-se mais aconselhável. Lembrando que nos dois casos o mergulho é diferente, pela diferença de vida marinha, correntes e marés, descritas a seguir.

b. Marés e correntes – As marés podem bater em pontas e cabos, provocando correntezas. As correntes têm o costume de vir por baixo, bater nas encostas e voltar por cima, fazendo um movimento circular. As marés altas e correntes dificultam o mergulho, pois será mais difícil e fundo chegar a locais desejados, tendo-se que fazer equalizações constantes para aliviar a pressão dos ouvidos.

c. Vida marinha – dependendo da vida marinha no local, o mergulhador sabe se poderá mergulhar com segurança, quanto tempo poderá ficar e o que verá. Há locais que encontramos animais pouco amistosos e dificultam um pouco o mergulho. Outros, são muito bons para desfrutar a paisagem, quanto maior o número de invertebrados, melhor a paisagem.

5. Quais as regras de boa conduta no mergulho livre?

O mergulhador deve respeitar o local onde estará explorando. Não deve depredar, provocar os espécimes marinhos ou praticar atos anti-ecológicos. Não deve fazer brincadeiras de mal-gosto com seus companheiros mergulhadores e apenas aproveitar a paisagem marinha e auxiliar os que estão ali para desfrutar deste prazer.

6. Que medidas de segurança deveriam ser seguidas durante o mergulho livre?

O mergulho não é um esporte individual. Sempre que o mergulhador for praticar, deve estar acompanhado de outro mergulhador (chamado de “canga” por alguns). Não deve ficar submerso até esgotar o ar dos pulmões, pois ainda terá que subir. Saber quais são seus limites. Não se distanciar de seu “canga”. Procurar fazer sempre o que for conveniente e de bom senso.

7. Descrever as habilidades necessárias para comunicar-se, evitar a oxidação do sangue, e fazer a limpeza da máscara.

Comunicar-se A comunicação é feita através de gestos que deverão ser treinados e decorados anteriormente

Oxidação do sangue Não subir ou descer muito rápido na água

Limpeza da máscara Para a máscara não embaçar, utilizamos um método meio engraçado, mas muito útil. Passamos saliva no visor, misturada com um pouco de água. É muito prático e eficiente

8. Fazer um teste prático numa piscina, e um mergulho em mar aberto.

Item prático.

0 comentários: